This Page

has been moved to new address

S do Senna

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

S do Senna

Automobilismo e Jornalismo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Luiz razia assina com Team Lotus para ser reserva em 2011

Foto: Virgin Racing


O brasileiro Luiz Razia continuará na F-1 em 2011 como terceiro piloto. Após trabalhar na Virgin em 2010 com a mesma função, o piloto anunciou que assinou com o Team Lotus para 2011 e terá, pelo menos, quatro oportunidades de pilotar o T128 durante treinos livres na temporada, além de poder experimentar o modelo já nos testes de pré-temporada.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Entrevista com Bruno Senna: "Pronto para aproveitar ao máximo esta oportunidade"

Foto: Twitter/Bruno Senna


Bruno, parabéns pelo seu novo papel com a Lotus Renault GP - Qual é a sensação de fazer parte da equipe? 
Bruno Senna: É um grande momento para mim. Eu tenho tentado entrar em um bom programa de Fórmula 1 por alguns anos, então é ótimo para se juntar a uma equipe tão estabelecida. Estou orgulhoso dessa conquista e agradecido pela oportunidade que me deram.

O que você acha das novas cores do time - é especial estar vestindo essas cores icónicas?
BS: É provavelmente o esquema de cores mais atraentes da história da Fórmula 1. Preto e ouro eram cores bonitas na década de 1980, quando meu tio estava correndo, e elas parecem tão impressionantes em um carro atual. Além disso, poder usar as mesmas cores que o meu tio utilizou por alguns anos em sua carreira traz um sentimento muito especial.

Você visitou Enstone recentemente, o que você achou das instalações?
BS: Fiquei muito impressionado. Quando você anda em torno da fábrica você pode ver quanta coisa está acontecendo nos bastidores e como duramente todo mundo está se esforçando para levar o time para frente. Todos estão otimistas que a equipe terá um grande salto positivo no desempenho deste ano.

O que você espera aprender no seu papel de terceiro piloto?
BS: Este ano vai se basear na minha integração com a equipe; tentarei extrair o máximo que puder de estar em um ambiente tão competitivo. Fazer parte deste projeto vai me dar uma experiência valiosa e é o meu dever tirar o melhor proveito disso. Espero que eu possa me desenvolver e demonstrar à equipe que devo ter uma oportunidade para o futuro.

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Confira Galeria de fotos com as principais imagens dos lançamentos de hoje

Preparamos uma galeria com as principais imagens de todos os lançamentos da F-1 de hoje (31/01). Confira abaixo:

Marcadores: , , , , , ,

Fórmula 1: Discreta, Lotus Renault apresenta novo carro, R31, e Bruno Senna como piloto reserva

A Lotus Renault GP apresentou na manhã desta segunda-feira (31/01) o novo modelo com o qual competirá na temporada de 2011 da Fórmula 1. Na ocasião também foi confirmada a presença do brasileiro Bruno Senna como piloto reserva do time em 2011, juntamente com Romain Grosjean, Fairuz Fauzy, Jan Charouz e Ho-Pin Tung. Também marcaram presença os já conhecidos titulares Vitaly Petrov e Robert Kubica.

Foto: F-1 Fanatic


Quanto ao novo carro, é abandonada a “barbatana de tubarão”, usada pela equipe em 2010; além de um traço que já é tendência para o ano de 2011, que é o bico fino e alto, com uma variante que também pode ser frequente, que é uma leve declinação na frente do carro; o modelo também conta com flaps adjacentes à asa dianteira, para aumentar a pressão aerodinâmica. De novidade, a escuderia trouxe uma asa traseira mais robusta, com algumas pequenas asas acopladas às laterais do aerofólio que se estendem para fora dos limites do bólido; uma possível alternativa para o difusor duplo, que fora banido.

Assim como no carro da Sauber, o C30, o R31 da Lotus Renault também usa uma espécie de duto de ar na parte superior dianteira do chassi, visando direcionar mais ar para a parte traseira do carro. No entanto, isso não é lá uma grande inovação, já que a solução aerodinâmica foi trazida pela Red Bull, em 2009.

A pintura do carro continua a mesma que foi apresentada duas semanas atrás: preta e dourada.

Quanto aos pilotos reservas, Bruno Senna é o piloto com mais experiência na F-1 e o único ligado à categoria no último ano como piloto titular, o que pode lhe render alguma oportunidade de pilotar o R31 nos treinos livres de sexta-feira durante os finais de semana em 2011.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NO PARNAÍBA WEB

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Sauber mantém base de 2010 e apresenta novo carro, o C30

Foto: Sauber
Após o anúncio do Team Lotus, sobre o seu novo carro, quem apresentou o novo modelo foi a Sauber, nesta segunda-feira (31/01). Por ora, trata-se do carro com menos inovações, à primeira vista.


O perfil do carro segue o mesmo já mostrado por outras equipes em 2010 e 2011, com um bico fino e alto, mas há um leve declive; além de uma espécie de duto de ar na parte superior frontal do chassi, que visa jogar mais ar para a traseira do carro.


Quanto à pintura, nada a destacar senão os novos e numerosos patrocinadores da escuderia, muitos trazidos pela Telmex, parceira do mexicano Sergio Perez, que corre em 2011 com as cores da equipe suíça.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NO PARNAÍBA WEB

Confira galeria de Fotos:

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Ambicioso, Team Lotus apresenta seu novo carro, o T128

Foto: Divulgação


A equipe Lotus, escuderia que fez sua estreia no campeonato de 2010 da Fórmula 1, apresentou o novo modelo com o qual competirá em 2011, o T128, nesta segunda-feira (31/01) em sua revista eletrônica. O carro continuará com as cores usadas no ano passado – verde e amarelo – demonstrando a desistência de Tony Fernandes, dono da equipe, em continuar com os planos da pintura em preto e dourado - que serão cores da Lotus Renault (a Renault, de 2010).


O bólido tem um visual mais agressivo do que o T127, o antecessor, apresentando à primeira vista, um perfil mais baixo do bico, com uma declinação notável – semelhante ao modelo usado pela Mercedes em 2010.

VEJA MAIS NO PARNAÍBA WEB

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Marcadores: , ,

domingo, 30 de janeiro de 2011

GT Brasil: Calendário 2011 da CBA confirma etapa conjunta com Fórmula Indy no Anhembi

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) confirmou nesta sexta-feira (28/01) o calendário do GT Brasil para 2011. O documento confirma a realização de uma etapa do campeonato brasileiro de Gran Turismo no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, no dia 1º de Maio deste ano. No mesmo palco e no mesmo dia, será disputada uma etapa da Fórmula Indy, confirmando, assim, uma etapa conjunta entre as duas categorias. Algo que o S do Senna antecipou no início de janeiro, apurando informação divulgada por Nei Tessari e pelo site oficial do GT Brasil.

Fotos: Chris Jones (esq.) e Fernanda Freixosa (dir.)


Em 2011, o GT terá transmissão em rede nacional pela Rede Bandeirantes, a mesma emissora que transmite a Indy no Brasil, algo que teria facilitado uma negociação entre os dois certames.

Além do fim de semana no circuito de rua de São Paulo, a CBA também confirmou a disputa no circuito de San Luis (Argentina), em conjunto com o Mundial FIA GT1.

Apesar de as fontes do S do Senna declararem que a etapa conjunta com a Indy será realizada, a CBA reiterou que o calendário está sujeito a alterações.

Confira o calendário provisório do Itaipava GT Brasil:

1ª etapa – São Paulo – 10 de abril

2ª etapa – São Paulo (Anhembi) – 1º de maio

3ª etapa – Curitiba – 22 de maio

4ª etapa – Londrina – 19 de junho

5ª etapa – A DEFINIR (possivelmente Campo Grande)

6ª etapa – Rio de Janeiro – 21 de agosto

7ª etapa – São Paulo – 11 de setembro

8ª etapa – Santa Cruz do Sul – 23 de outubro

9ª etapa – Argentina – 13 de novembro

10ª etapa – São Paulo – 10 de dezembro

Marcadores: , , ,

Fórmula 1: Lotus Renault faz lançamento do R31 on-line e ao vivo

A Lotus Renault GP enviou um comunicado à imprensa e anunciou que o lançamento oficial do carro, a ser realizado nesta segunda-feira (31/01), no circuito Ricardo Tormo em Valencia (Espanha) será revelado ao vivo para todo o mundo pelo site da equipe.

A apresentação será bastante simples, realizada no próprio pitlane do autódromo, com a presença dos pilotos Vitaly Petrov e Robert Kubica - juntamente com o presidente Gerard Lopez e o chefe de equipe Eric Boullier.

Para aqueles que não tiverem a oportunidade de estar em Valencia, basta ligar no site oficial às 9:30 (de Brasília), onde será transmitida a cerimônia.

Além da Lotus Renault, o Team Lotus também fará um streaming de vídeo ao vivo pela sua página oficial na internet à 03:00 (de Brasília), também nesta segunda-feira (31/01).

Marcadores: ,

Fórmula 1: Em vídeo, Lotus Renault solta teaser do lançamento do R31

A Lotus Renault lançou um pequeno teaser para o seu lançamento oficial do modelo R31. O Vídeo foi divulgado no blog oficial da escuderia.

Marcadores: , ,

ERRATA: Fotos publicadas do R31 são do R30, na verdade

Foto: F1 Today


O novo carro da Lotus Renault ainda é um mistério. Ao contrário do que foi publicado anteriormente pelo S do Senna, o site F1Today apenas conseguiu imagens daquilo que acreditava ser o novo R31. No entanto, é apenas o modelo do ano passado com a nova pintura, conforme o S do Senna apurou.; que teria sido usado em uma filmagem promocional da escuderia.

Pedimos desculpas aos nossos leitores pelo erro.

Confira a reportagem equivocada do F1Today (em holandês): http://www.f1today.nl/20110129/exclusief-spyshots-lotus-renault-r31.html

Marcadores: ,

Fórmula 1: KERS da Mercedes não afeta equilíbrio do W02

Após divulgar a primeira imagem do novo carro da Mercedes, o W02, o jornal Bild também conversou com alguns mebros do time, em especial Ross Brawn, que fez uma declaração quase polêmica, a respeito do KERS desenvolvido pela montadora alemã:

"Nosso sistema híbrido é muito leve, muito compacto e dificilmente afetará o equilíbrio. É um grande passo. ", disse.

"Nós iniciamos [o projeto] e dissemos: Queremos ganhar. Se isto for conseguido, pode-se falar sobre títulos. Nosso objetivo: competir na primeira corrida no Bahrein com uma chance de ganhar "

Para 2011, a escuderia segue o cronograma que também será feito pela Ferrari, incluindo novas modificações entre o terceiro teste e a primeira corrida no Bahrein.

"A primeira versão do nosso carro corre em Valência e Jerez, nos testes. Esta é a versão básica. Temos um novo fabricante de pneus, por isso precisamos de cada quilômetro para atender às nossas necessidades. O segundo carro com outras inovações, levaremos para testar apenas entre o terceiro e  o quarto [teste coletivo]", encerrou Brawn.

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Jornal alemão revela primeira imagem exclusiva no novo carro da Mercedes

Foto: Bild am Sonntag e motorsport-magazin.com


O jornal Bild, da Alemanha, conseguiu a primeira imagem do W02, o novo modelo que a Mercedes usará em 2011. A publicação o faz com exclusividade, neste domingo (30/01) revelando o novo bólido antes mesmo do lançamento oficial, que acontece na terça-feira (01/02).

A primeira imagem não dá boa margem para efetuar comparações com o W01, mas destaca-se a remodelagem das entradas de ar e também da parte dianteira do chassis - principalmente no bico e na asa, que ficaram mais altos e finos. Também desapareceram as aletas laterais. São modificações que deixam o novo bólido bastante semelhante com os carros de Ferrari e Red Bull, traçando uma possível tendência para os Fórmula 1 de 2011.

Fora iso, é também possível notar a nova pintura da escuderia, com a marca Petronas, principal patrocinadora, aparecendo com tons de Turquesa.

ATUALIZAÇÃO

A Mercedes acabou confirmando o furo de reportagem e publicou uma imagem de seu carro (acima) no seu site oficial.

Mercedes W01 | Foto: Mercedes-GP

Marcadores: ,

sábado, 29 de janeiro de 2011

Fórmula Vee Brasil: Ficha técnica dos modelos Naja01

Foto: Rodrigo Ruiz/Velocidadeonline


Mais informações sobre a Fórmula Vee Brasil, dados técnicos:

Chassis: Naja01
Projeto: Formula Vee Brasil LTDA.

CARENAGEM
Carenagem padrão para todos os chassis Naja01, construída em fibra de vidro


MOTOR
Volkswagen Tipo 1
Configuração: Boxer
Número de cilindros: 4
Sistema de refrigeração: a ar
Combustível: Etanol
Cilindrada original: 1584 cc
Comando de Válvulas: Original Kombi injeção eletrônica
Taxa de compressão: Livre

CARBURAÇÃO
Original Solex PDSL
Diâmetro máximo: 32 mm na borboleta e 22 mm no venturi
Coletor de admissão: Ferro ou alumínio, nacionais e semelhantes ao originais da linha VW a ar

TRANSMISSÃO
Caixa de câmbio diferencial e embreagem: Original VW do Fusca 1500 e 1600; Brasília e Kombi Diesel
Relação de marchas: Original da caixa de câmbio VW
Relação do diferencial (pinhão/coroa): 8/35, 8/33 ou 8/31
Embreagem com acionamento hidráulico
Embreagem e disco originais da linha VW a ar.

FREIOS
Dianteira: a disco
Traseira: tambor
Pinças, discos e cilindros mestres originais. Modelos: Fusca 1500,1600; Brasília; SP2 ou Kombi

SUSPENSÃO
Dianteira: Original Fusca ou Brasília
Traseira: Independente, conjunto mola-amortecedor, barra estabilizadora ou barra Z opcionais.

RODAS
Aro 15 por 6 polegadas
Pneus: Radiais 195x50x15
Bitola máxima nos eixos: 1,57 cm

ELÉTRICA
Alternador opcional
Ventoinha original VW ou elétrica.
Distribuidores originais da linha VW Fusca, Brasilia ou Kombi
Ignição trasistorizada da linha VW a ar.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
25 litros com respiro

Interessante ressaltar que o uso de telemetria é proibido.

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Schumacher acredita em oitavo título em 2011

Foto: Mercedes-GP


Heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher quer mais. O alemão declarou que acredita que pode brigar pelo título mundial em 2011, mesmo após uma temporada difícil em 2010, sendo superado pelo próprio companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg.

E Schumacher não está sozinho em suas convicções; o bicampeão mundial Fernando Alonso, hoje ídolo na Ferrari, apontou há alguns dias que o teutônico é o seu adversário mais temível, ao qual venceu em 2005 e em 2006, quando foi campeão pela Renault.

Quando pergutado pela "F1 Racing" se pode ser campeão outra vez, Schumy disse: "Absolutamente. Temos um projeto há tres anos e sou otimista. Na história da Fórmula 1 ninguém ganhou no primeiro ano, é raro, mas acredito que nessa temporada podemos lutar pelas vitórias e pelo Mundial. Darei cem por cento de mim para conseguir e se não for assim em 2011, o faremos no ano seguinte. Tenho uma missão e espero cumpri-la".

No entanto, para o tetracampeão Alain Prost, a idade avançadas de Schumacher é um fator que o impede de ganhar mais um campeonato: "O assunto dos pneus era uma desculpa, Schumacher não foi rápido porque a idade pesou, acredito que não voltará a ser o piloto que era. Espero estar enganado".

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Campeonato Paulista: Fórmula Vee é a mais nova atração de 2011

O Campeonato Paulista de Velocidade terá mais uma atração em 2011. Trata-se da Fórmula Vee Brasil que será recriada, com preços acessíveis e promessa de grid cheio. É uma alternativa para os chamados gentleman drivers, que correm somente por hobby, ou até mesmo para jovens pilotos ingressarem no mundo das corridas de Fórmula.

Muito mais barata que a F-Futuro, a categoria pode se tornar a porta de acesso para os grandes campeonatos de monolugares no Brasil e no mundo.

São modelos produzidos em série que aparentam simplicidade, mas que chegam perto dos 200 km/h em uma reta como a de Interlagos.

Confira a primeira aparição do carro, realizada em Novembro de 2010:

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Fernando Alonso realiza shakedown do F150 em Fiorano

Foto: Ferrari


Como é de conhecimento geral, os testes privados são proibidos na Fórmula 1; algo que dificulta o desenvolvimento de muitas equipes. Mesmo assim, a Ferrari tirou o melhor proveito possível de uma oportunidade para filmagem promocional nesta sexta-feira (28/01), em Fiorano e colocou Fernando Alonso no cockpit do novíssimo F150, realizando o shakedown do bólido que disputará o mundial de 2011.

Na sequência da apresentação formal do modelo, realizado no mesmo dia, a escuderia rumou para a sua pista de testes privada e colocou na pista o F150 e também a versão de estrada da Ferrari 458.


Confira a galeria de fotos da Ferrari:

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Confira a Ficha Técnica do F150, o novo modelo da Ferrari

Chassi

- Estrutura de fibra de carbono em estrutura composta por formato de favos de mel

- Caixa de marchas longitudinal Ferrari

- Diferencial limitado (limited-slip differential),

- Câmbio semi-automático seqüencial controlado eletronicamente caixa de velocidades (troca de marchas rápida)

- Número de marchas: 7 + Ré

- Freios a disco ventilados Brembo de fibra de carbono

- Suspensão independente, push-rod ativado molas de torção dianteira e traseira

- Peso com lubrificante de água, e piloto: 640 kg

- Rodas BBS (dianteira e traseira): 13 "


Motor

- Versão: 056

- Número de cilindros: 8

- Bloco de cilindros em alumínio fundido em V com ângulo de 90 °

- Número de válvulas: 32

- Distribuição pneumática

- Deslocamento total: 2.398 cm3

- Calibre do pistão: 98 mm

-> Peso 95 kg

- Injeção eletrônica e ignição

- Combustível: Shell V-Power

- Lubrificantes: Shell Helix Ultra

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Entrevista com Stefano Domenicali e as espectativas ferraristas para 2011

Com a largada oficial da pré-temporada da F-1 2011, Stefano Domenicali cedeu entrevista aos jornalistas dizendo tudo o que espera do novo ano que começa, à medida que a primeira corrida do ano, no Bahrein se avizinha.

Foto: Ferrari


Vamos falar sobre o nome do novo carro: F150. De onde ele vem? 

Stefano Domenicali: F150, porque queremos comemorar os 150 anos da unidade da Itália. Acho que nossa equipe representa a "italianidade" do mundo, apesar de sermos uma equipe internacional, com membros de todo o globo.


Uma pergunta óbvia: é a vitória uma meta deste ano?
SD: Uma resposta muito simples: eu acho que sim.


Há algumas novidades no pessoal, na medida em que a equipe está preocupada. Você gostaria de nos falar sobre isso? 
SD: Eu acho que a principal mudança organizacional é que nós reestruturamos a equipe de engenheiros pista. Há o vice-diretor técnico, Pat Fry, que coordena os engenheiros de Alonso e Massa, Andrea Stella e Robert Smedley, respectivamente, e diretor técnico Aldo Costa, que continua a ser o coordenador principal sobre todos os aspectos técnicos. Tivemos uma melhora em relação as estratégias, introduzindo uma nova pessoa, com diversas experiências diferentes, Neil Martin.


Alonso e Massa: Como você os vê durante as primeiras semanas de 2011? 
SD: Eles estão muito motivados e "carregados". Eu os vi nas últimas semanas e passamos algum tempo juntos em Madonna di Campiglio, durante o "Wrooom". Eu tenho que dizer que eles compreendam que este é, por muitas razões, um ano muito importante para eles e eles sabem que todos nós temos que dar tudo de nós.

Concorrentes: quem você acha que serão os principais concorrentes da Ferrari? 
SD: Eu acho que nós temos que considerar todos, antes de começar: as grandes equipas, que estarão, muito fortes - Red Bull, a Mercedes, a McLaren - e haverá também algumas outras equipes, que podem ser estranhamente perigosas. E não vamos esquecer os grandes pilotos - há muitos campeões mundiais. Este será um Campeonato muito emocionante.


Há muitas novidades técnicas, muitas delas introduzidas para tornr as corridas mais emocionantes: você acha que acontecerão mais ultrapassagens? 
SD: Eu quero ser um pouco cautelosos em relação a ultrapassagem: é óbvio que tudo o que tem sido feito, especialmente em relação à asa traseira móvel, foi introduzido para melhorar as possibilidades de ultrapassagens. Para se certificar de que este sistema irá atingir a meta que todos nós queremos, acho que precisamos de algumas corridas para afinar o sistema. Esta continua a ser uma das principais metas para melhorar o espetáculo dos GP's.


Em 2010, a temporada foi muito incerta. Você acredita que ela vai ser o mesmo em 2011? 
SD: Acho que sim. Será uma temporada muito intensa, tal como no ano passado. Espero que muitas equipes possam vencer. A competição será ainda mais difícil e as incertezas ainda maiores.

Do ponto de vista pessoal: você se sente obrigado a vencer este ano?
SD: Não se trata de obrigações, mas trata-se de objetivos. Eu diria que este é e continuará sendo o meu objetivo e de toda a equipe.

Entrevista publicada pela assessoria de imprensa da Ferrari

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Ferrari apresenta novo F150 em Maranello e dá a largada para a pré-temporada de 2011

Após um campeonato muito acirrado em 2010, com a disputa do título até a última corrida, a Fórmula 1 começou 2011 mais morna do que de costume, sem nenhuma grande notícia ou surpresa neste primeiro mês do ano. No entanto, quem deu a largada oficial para a pré-temporada foi a Ferrari, que lançou o seu novo bólido, o F150 – nesta sexta-feira (28/01), em sua sede, localizada na cidade de Maranello (Itália).





Apesar de parecer não muito inovador à primeira vista, comparado ao modelo usado pela Scuderia em 2010, o novo carro conta com algumas modificações na parte aerodinâmica, como na frente do chassi, que foi aumentada. Também foi mudada a asa frontal, que não será mais do estilo bigorna; além da colocação de flaps nas laterais do referido aerofólio.O F150 aparenta ser mais alto do que o seu antecessor, o F10. As entradas de ar laterais foram reduzidas, enquantoaquela que vai sobre a cabeça do piloto foi redesenhada. A suspensão traseira estreia um novo desenho, enquanto a frontal recebeu modificações de acordo com as realizadas na dianteira do chassis. O sistema de escapamentos é parecido com o usado na segunda parte da temporada passada e o sistema de resfriamento teve de levar em conta a entrada do KERS e das novas saídas de ar. O sistema de freios foi completamente reformulado, em parceria com a Brembo.

“Queremos alcançar as metas que colocamos para nós mesmos e honrar a nossa marca”, disse Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari.

“Vocês verão que esse carro [que estamos apresentando] é completamente diferente do que usaremos na primeira corrida no Bahrein, porque o desenvolvimento é diário. Queremos maximizar o desenvolvimento com novas peças importantes até o último momento antes da nossa primeira corrida.”, explicou.

Segundo a Ferrari, as partes relacionadas à mecânica - como suspensão, freios, eletrônica, transmissão, motor, entre outras - já foram finalizadas. O caminho do desenvolvimento até o Bahrein, agora, centra-se na aerodinâmica.

Luca Marmorini, diretor que cuida da parte eletrônica e da motorização, destacou que as principais mudanças desta área se darão no motor, com melhorias no consumo e na confiabilidade, que foram pontos negativos em 2010. Além disso, houve modificações no sistema de lubrificação. “Aperfeiçoamos a eficiência e o desempenho geral do projeto como um todo”, resumiu Marmorini.

“Estou muito ansioso para iniciar esse ano e acredito que com o trabalho duro dos nossos engenheiros eu terei maior facilidade com o novo regulamento e com o novo carro, além de poder ser competitivo desde a primeira corrida”, exaltou Felipe Massa.

Já Fernando Alonso, empregou maior cautela em sua declaração e disse que a adaptação ao novo regulamento será fundamental:

"2011 vai ser um momento importante, com um novo desafio, mudanças no regulamento. Os pilotos também vão ter de se adaptar ao novo estilo de pilotagem e ao retorno do KERS. Vai ser um ano novo e difícil. Temos muito a aprender", afirmou.

A Ferrari pretende fazer um Shakedown do F150 ainda hoje no circuito de Fiorano, com Fernando Alonso ao volante. No entanto, isso só será possível se as condições climáticas permitirem.


Confira a galeria com as primeiras imagens do F150 feitas em estúdio pela Ferrari:

Marcadores: , ,

Fórmula 1: McLaren atualiza corpo de profissionais e promove Lowe e Goss

Foto: Beto Issa/Tazio


Após Ferrari e Red Bull terem anunciado mudanças no quadro de funcionários durante o mês de janeiro, foi a vez da McLaren fazer o mesmo, nesta quinta-feira (27/01). As principais mudanças se darão no corpo técnico, com a promoção de Paddy Lowe para diretor técnico e Tim Goss para diretor de engenharia.

Mesmo assim, Neil Oatley segue como chefe de design e desenvolvimento (R&D).

"É ótimo para Neil e eu que Tim se junte a nós como outro diretor da área técnica. Com nós três, nós não vamos apenas ser mais eficientes, mas, Tim e eu, poderemos também dividir o trabalho em corrida", comentou Lowe.

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Marko provoca Webber e diz que Vettel teria sido melhor se não fossem as quebras

Foto: Mark Thompson/Getty

A temporada de 2010 da Fórmula 1 acabou, com Sebastian Vettel levantando o caneco na derradeira corrida do ano, após uma época de competição e rivalidade acirradas na disputa interna da Red Bull entre o teutônico e Mark Webber. O australiano teve ao seu lado a destacada regularidade, aliada a um bom carro. Já Vettel, demonstrou um talento soberbo, mas teve seu desempenho maculado pelas constantes quebras e demonstrações de imaturidade. Mesmo assim, o alemão conquistou o título e justificou a posição de primeiro piloto dentro da equipe.

Ainda que coroado campeão, Vettel foi e ainda é alvo de críticas que apontam para a irregularidade do piloto, sendo comparado a Webber que demonstrou ser constante.

No entanto, Helmut Marko - consultor da equipe - avalia que Vettel teria tido desempenho muito superior ao do australiano se não fossem as quebras ocorridas ao longo do ano; destacando, inclusive, que Webber nem sequer teria brigado pelo título até a última corrida, se não fossem os 66 pontos perdidos pelo companheiro de equipe. Apesar desta declaração, Marko ainda ressaltou que a disputa interna da equipe foi decidida de forma genuína, sem preferência dada pela escuderia, por meio de ordens.

"Sem os 66 pontos que ele [Vettel] perdeu por conta dos problemas técnicos, esta sobrevida de Mark Webber nunca teria acontecido. Não usamos ordens de equipe, pois o aspecto do esporte deve ser o foco principal da F-1."

Especulações apontam para a aposentadoria de Weeber ao final do ano, sendo substituído por Jaime Alguersuari, Sebastian Buemi ou Daniel Ricciardo, que serão testados pela Red Bull ao longo de 2011, por meio da Toro Rosso.

Marcadores: , , , , , , ,

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Entrevista com Paul di Resta

Entrevista com Paul di Resta: 

1. Paul, você é agora a tempo inteiro, de pleno direito, um piloto de Fórmula 1. Quais são seus pensamentos sobre como fazer sua estréia na F1 este ano? 

PdR: Naturalmente, eu estou muito feliz por estar fazendo minha  corrida de estréia nesta temporada. Tornar-se um piloto de F1 foi uma ambição minha de longa data, algo que eu queria fazer desde a primeira vez pisei em um kart, e finalmente realizar é algo incrível. Eu trabalhei muito duro por esta oportunidade na minha carreira e para obtê-la com a Force India, uma equipe jovem que tem ambições tão grandes como eu, é realmente emocionante. Eu mal posso esperar para estar no grid no Barein, ele não está próximo o bastante!

2. Como você tem se preparado para sua primeira temporada?

PdR: Eu tenho trabalhado sobre o condicionamento para ser completamente "apto para corridas" e eu vou ter algumas sessões de simulador antes do início do programa de testes. Nós vamos decidir os dias  nos quais eu vou testar em breve, mas eu deveria estar no carro em cada um dos ensaios para assegurar que a equipe e eu tenhamos o máximo de informação possível sobre o novo carro e seu comportamento. Eu tenho passado tanto tempo como eu posso na fábrica, bem como - apesar de eu conhecer muito bem o time da última temporada, eu estou o fortalecendo essas relações para que trabalhemos no nosso melhor nível, como uma equipe.

3. Você foi promovido a partir do papel piloto de testes, o que você acha que vai ganhar com essa experiência? 

PdR: Obviamente eu conheço a equipe muito bem, e entender como as pessoas trabalham e como são os procedimentos em vigor dá uma vantagem real, já que tudo o que fizer está a melhorar, ao invés de aprender do zero. Eu também conheço alguns dos circuitos de minha experiência nas sextas-feiras, possibilitando alcançar o ritmo ideal de forma mais rápida e fácil. É uma posição ideal para estar quando você faz sua estreia em corridas.

4. Quais circuitos você está ansioso para este ano? Quanta experiência você tem em algum deles?

PdR: Silverstone será obviamente muito especial porque é a minha corrida de casa. No ano passado eu tive sorte o suficiente para dirigir na sessão de sexta-feira e fui o primeiro a sair na pista para que eu pudesse ouvir a multidão. A atmosfera era tão surpreendente que eu vou estar preparado para essa prova. Além disso, todos os circuitos são especiais em alguns aspectos - Monza tem a história, a Bélgica um traçado incrível e Cingapura as luzes. Realmente, será como otimizar todas as oportunidades que tenho dentro e fora da pista.

5. Você será o terceiro piloto britânico no grid este ano, mas também se juntará a alguns dos maiores nomes do automobilismo britânico e escocês. Como é a sensação de estar chegando até este nível? 

PdR: A Grã-Bretanha produziu alguns grandes pilotos ao longo dos anos e Lewis e Jenson realmente se destacaram nas últimas temporadas como dois campeões do mundo. Estar no grid com eles é muito especial. Seguir os passos de outros nomes grandes - Jackie Stewart, Jim Clark, por exemplo - é uma verdadeira honra e eu espero que eu faça jus às suas realizações.

6. Qual será o seu objetivo ser para a próxima temporada? 

PdR: Inicialmente, será aprender a partir da base e criar uma base sólida. Aprender os circuitos, entender o carro e conseguir a informação precisamos para atingir os ambiciosos objectivos que nos propusemos. Para fazer isso, temos de concluir o máximo de corridas possíveis e ter certeza de que quando nós terminarmos as provas, estejamos nos pontos.

7. Sua família ou alguém lhe deu algum conselho? 

PdR: Eles estão todos tão contentes que me deram esta oportunidade, mas ninguém me disse o que fazer ou o que não fazer, mas eu sei que se eu precisar de alguma ajuda ou conselhos, tudo que eu preciso fazer é pedir. Meu pai em particular, tem trabalhado tão duro para eu chegar onde cheguei que ver seu sorriso quando chegarmos ao grid no Bahrein vai me fazer muito orgulhoso.

8. Você vai estar competindo em qualquer outra série este ano, como fez no ano passado, ou sua atenção se centrou na F1? 

PdR: Não, F1 vai ser a minha única série este ano. Com 20 corridas no calendário, não me resta muito tempo para competir em qualquer outra coisa! Eu esperei um longo tempo para conseguir essa chance e agora todos os meus esforços estão indo para que isso seja tão bem sucedido quanto eu puder.

9. Você tem dois companheiros de equipe muito rápidos, ambos os quais têm experiência de corrida na F1. Como você acha que seus talentos irão beneficiar uns aos outros? 

PdR: Ter dois companheiros de equipe que competiram na Fórmula 1 é uma vantagem que você tem pessoas que conhecem as pistas, os negócios e como lidar com certas situações que você só ganha quando você está correndo. Da mesma forma, espero que eu possa trazer algum tipo de experiência do ano passado, o que sei sobre a equipe e uma perspectiva diferente sobre as coisas. Eu penso que nós vamos nos complementar.


Entrevista realizada e divulgada pela assessoria de imprensa da Force India 

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Quem é Paul di Resta?

Foto: Force India/Sutton Images


2011 marca a estréia de Paul na Fórmula 1 após um ano de forte desempenho nos treinos de sexta-feira como piloto reserva da Force India na temporada passada. O jovem escocês se juntou à equipe após um teste impressionante em finais de 2009 e participou de oito sessões de treinos livres para alcançar a necessária velocidade e familiaridade com os desafios da F1, seus circuitos e atmosfera. Esta experiência inestimável será agora objeto de uma utilização plena, quando ele fará sua estréia nas corridas.

Nascido na Escócia em 1986, com pais de ascendência italiana, Paul faz parte de uma das famílias ligadas ao automobilismo mais famosas da Grã-Bretanha, com o tricampeão da Indy, Dario Franchitti e o veterano Marino Franchitti como primos. Paul, no entanto, tem uma estrela em seu próprio direito, tendo garantido vitórias em todas as séries que ele tem disputou desde sua estréia monopostos em 2003. Em 2010 ele conquistou seu último título internacional, a prestigiada DTM.

Paul começou sua carreira com apenas oito anos em corridas de kart. O forte desempenho o levou a uma mudança para os monolugares do Reino Unido na série de Inverno da Fórmula Renault em 2002 e para uma o campeonato inteiro em 2003. Paulo permaneceu na série para a temporada 2004, com quatro vitórias levando a terceira posição no campeonato. O sucesso trouxe-o à atenção de um público internacional e ganhou o tão cobiçado prêmio de piloto jovem do ano da McLaren-Autosport no final daquele ano, que lhe deu a primeira oportunidade de sentar em um carro de F1, trilhando o caminho previamente estabelecido por outros pilotos, incluindo o seu primo Dario e o compatriota David Coulthard.

O prêmio também pavimentou o caminho para a F3 Euroseries em 2005, na qual ele terminou em 10 º em sua primeira temporada. No ano seguinte, entretanto, Paul facilitou seu caminho para os título da Euroseries, com cinco vitórias e mais quatro pódios, batendo o atual campeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel.

A vitória chamou a atenção dos chefes da Mercedes e, em 2007, Paul fez a mudança para o certame das corridas de carros de turismo e do campeonato DTM. Em um carro de dois anos de idade, ele terminou no pódio por quatro vezes e terminou em quinto lugar geral na classificação final.

Um campeonato forte de cinco segundos lugares e uma vitória o colocou no vice-campeonato em 2008 - um resultado notável em seu segundo ano de corridas de carros de turismo. Em 2009, Paul ficou com a Mercedes para garantir mais uma vitória e em terceiro no campeonato antes de finalmente levantar o troféu máximo em 2010, após uma batalha ao longo desta temporada.

Em 2010, ele combinou a sua luta pelo título do DTM com a F1, na qual ele participava de todos os fins de semana com a Force India, participando de treinos livres. Seu potencial foi claro e Paul assinou como piloto de corridas para 2011.



Currículo

Data de Nascimento: 16 de Abril de 1986 (24)
Local de Nascimento: Uphall, West Lothian, Reino Unido
Residência: Monte Carlo, Monaco
Altura: 1.85m
Peso: 78 kg
Estado civil: Solteiro



1994 – 2001:
Kart
1999:
Vice-campeão europeu de Kart
2001:
Campeão britânico de Kart
2002:
Formula Renault Britânica de inverno
2003:
Fórmula Renault Britânica, sétimo colocado, uma vitória mais um pódio
2004:
Fórmula Renault Britânica, terceiro, quatro vitórias mais quatro pódios
5º colocado no Bahrain F3-Superprix
McLaren Autosport BRDC Piloto Jovem do Ano
2005:
Formula 3 Euroseries, décimo, um pódio
2006:
Campeão da Formula 3 Euroseries
Vitória na BP Ultimate Masters em Zandvoort
Vitória na Marlboro Masters Formula 3 em Zandvoort
2007:
DTM (Mercedes), quinto, quatro pódios

2008:
Vice-campeão do DTM (Protótipo Mercedes C Klasse)
2009:
DTM (Protótipo Mercedes C Klasse), terceiro, uma vitória mais dois pódios
2010:
Campeão do DTM (Protótipo Mercedes C Klasse),
Fórmula 1, piloto de testes, Force India (oito sessões de treinos livres)


Marcadores: , , ,

Fórmula 1: Force India Confirma Sutil, di Resta e Hulkenberg

Como o S do Senna (blog adjacente ao Parnaíba WEB) antecipou no início de janeiro, a Force India acabou de confirmar o seu trio de pilotos para 2011, com Adrian Sutil e Paul di Resta como titulares e Nico Hulkenberg, dispensado da Williams, assumindo a vaga de piloto reserva. Com isso, o italiano Vitantonio Liuzzi fica temporariamente sem lugar na F-1, mas deve também ser anunciado na Hispania.

(esq. p/ dir) di Resta, Sutil e Hulkenberg | Foto: Force India/Sutton Images


A informação foi formalizada pela equipe indiana agora a pouco em uma conferência de imprensa em Glasgow, na Escócia.

"Eu estou muito animado com isso, é ótimo fazê-lo em Glasgow, anunciando essa grande notícia. Eu me tornei terceiro piloto aqui, ano passado, e boas coisas aconteceram, por isso espero que mais coisas assim aconteçam.", exaltou o escocês di Resta, que fará sua estreia na F-1.

Em 2010, o piloto foi campeão do DTM, campeonato alemão de turismo - considerado como escola para a Fórmula 1. Além disso, o britânico é uma das grandes novidades do grid em 2011, sendo considerado a mais nova promessa da Grã-Bretanha na F-1 e substituindo Liuzzi, possibilitando expectativas mais altas à Force India, que contará com dois pilotos considerados competentes.

LEIA MAIS NO PARNAÍBA WEB

Marcadores: , , , ,

domingo, 23 de janeiro de 2011

GP Cidade de São Paulo: Lucas Foresti vence última bateria e é campeão do F3 Brazil Open

Após vencer as três provas preliminares do F-3 Brazil Open, disputado neste final de semana em Interlagos (São Paulo) como parte do GP Cidade de São Paulo, Lucas Foresti confirmou a superioridade e venceu a quarta e derradeira corrida da competição, na manhã deste domingo (23/01), conquistando o título da edição 2011 do torneio de verão. Há duas temporadas na Fórmula 3, incluindo um ano na F-3 Inglesa e outro na Sul-Americana, o piloto marcou a pole position em todas as baterias, além de vencê-las, garantindo o máximo de aproveitamento possível...

LEIA AQUI

Marcadores: , ,

sábado, 22 de janeiro de 2011

Em entrevista, Adam Parr explica estratégia financeira da Williams

Nomeado presidente da equipe Williams em 2010, Adam Parr veio a público para esclarecer as recentes declarações de Frank Williams a respeito do futuro financeiro da equipe de Grove, que se encaminha para uma cotação pública na Bolsa de Valores. Nas palavras do dirigente, é bem provável que a oferta aconteça; mas Parr garante que não é uma estratégia para arrecadar fundos e assegura que o orçamento de 2011 da escuderia está fechado...

VEJA NO PODIUM GP

Marcadores: , ,

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

GP Cidade de São Paulo: Sob chuva, Lucas Foresti vence primeira corrida do F3 Brazil Open

O brasiliense Lucas Foresti, piloto da Cesario Formula, venceu nesta sexta-feira (01/01) a bateria de abertura do F3 Brazil Open 2011. Com categoria, o piloto sustentou a liderança conseguida ao largar da pole position e, a partir da metade da prova, foi obrigado a guiar sobre o asfalto molhado com pneus para pista seca - em uma típica corrida de Interlagos, quando "algumas nuvens negras pairaram lá pelos lados da represa", como diria a expressão eternizada pelo narrador Galvão Bueno.

"Quando começou a chover eu pensei em parar nos boxes para trocar os pneus, mas a equipe me orientou para segurar o carro na pista, já que faltavam poucas voltas e a nossa vantagem era boa para o segundo colocado", comentou o vencedor. "Foi um grande começo de final de semana com pole-position e uma vitória", destacou Foresti.

Foresti guia para a vitória | Foto: Luca Bassani


Correndo em casa, o paulista Fabiano Machado se beneficiou da estratégia adotada por Yann Cunha, que ocupou o segundo lugar por boa parte da prova. Ao passo que Cunha parou nos boxes, faltando apenas três voltas, para colocar os pneus para chuva, Machado seguiu o líder Lucas Foresti e permaneceu na pista com os pneus slick, completando a dobradinha da Cesario.

"Arriscamos para tentar ganhar a prova, mas infelizmente a chuva não veio e perdemos muito tempo nos boxes. Se toda a água que estávamos esperando tivesse caído, a estratégia teria dado certo. Eu não teria como chegar no Lucas em condições normais, então arriscamos para tentar ganhar a prova. Agora vamos para a próxima, tudo indica que vai dar para recuperar o terreno perdido no sábado", explicou Yann.

Yann Cunha brigou pela liderança, ainda na largada | Foto: Luca Bassani


Pela categoria B, ficou marcada a primeira corrida de Bruno Bonifácio, recém-saído do kart, na qual ele também obteve sua primeira vitória, com um sexto lugar na classificação geral.


"Eu já tinha feito alguns treinos e simulações, mas esta foi minha primeira corrida de fato. Acho que consegui aprender muita coisa, principalmente no ritmo de prova, que, claro, é diferente de quando se está apenas treinando. Estou bastante feliz com o resultado", comentou.


Os bólidos com chassis Dallara equipados com motores Berta de 250 cavalos voltam à pista neste sábado (22/01), para disputar mais duas provas preliminares. No domingo (23/01), acontece a super-final - que decidirá o campeão do F3 Brazil Open, independentemente dos resultados anteriores - fechando o VI GP Cidade de São Paulo, que integra as comemorações do 457º aniversário da cidade.

Resultado - 1ª corrida
1- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 19 voltas em 31min18s751
2- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), a 16s288
3- Pipo Derani (Hitech Racing), a 19s549
4- Victor Guerin (Cesário Fórmula), a 22s405
5- Yann Cunha (Bassan Racing), a 53s305
6- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula Jr.), a 1 volta
7- Guilherme Silva (Hitech Racing), a 1min24s353
8- Raphael Abbate (B/Cesário Fórmula Jr), a 1min33s109
9- João Jardim (Kemba Racing), a 1min35s977

Grid de largada - 2ª corrida
1- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 1m31s039
2- Yann Cunha (Bassan Motorsport), 1m31s100
3- Guilherme Silva (Hitech Racing), 1m31s475
4- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 1m31s650
5- João Jardim (Kemba Racing), 1m31s736
6- Pipo Derani (Hitech Racing), 1m31s893
7- Victor Guerin (Cesário Fórmula), 1m32s030
8- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s114
9- Raphael Abbate (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s342

Marcadores: ,

PodiumGP In Loco: 1000km de Interlagos cancelados

O Renan do Couto, meu companheiro de Podium GP, deu um lindo furo para o nosso site, hoje, com a notícia do cancelamento dos 1000 Km:

Não será disputado, neste domingo, o GP Cidade de São Paulo. A prova dos 1000km de Interlagos foi cancelada, devido ao pequeno número de inscritos e, principalmente, pequeno número de inscritos na categoria principal. Quem for ao autódromo no domingo verá a a prova decisiva do F3 Brasil Open e a corrida dos Clássicos de Competição.

Se ontem não havia otimismo quanto ao número de carros inscritos para a prova, hoje a dúvida foi pela realização da mesma. Ambas as Lamborghinis que estavam no autódromo ontem foram embora pela manhã, aproveitando a data apenas para treinar, sobrando apenas a Ferrari da equipe Via Italia e o Corvette da Scuderia 111.

http://podiumgp.com.br/2011/01/podiumgp-in-loco-1000km-de-interlagos-cancelados/

Marcadores:

GT Brasil: Novo Corvette Z06R já testou em Interlagos e estreia esse ano

Um dos novos modelos que correrão no GT Brasil em 2011 é o Corvette Z06R, que será pilotado com exclusividade por Pedro Queirolo e Claudio Dahruj, cada um com seu carro. E o esportivo norte-americano já chegou ao Brasil; inclusive foi testado no asfalto de Interlagos – durante esta quarta-feira (19/01).

O estreante já chega com cara de favorito para disputar o título desse ano, sendo que a máquina alcançou o título de 2010 no campeonato europeu de GT3.


LEIA AQUI 

Marcadores: ,

Fórmula 1: Frank Williams admite possibilidade de oferta pública de ações da equipe

Que a equipe Williams não estava lá com a melhor situação financeira muitos já sabiam. Mas ninguém imaginava uma possível entrada da corporação na bolsa de valores, pelo menos não com certeza, até hoje (21/01) – quando Frank Williams, dono da equipe, emitiu um comunicado oficial à imprensa admitindo a possibilidade de realizar um oferta pública de ações para os investidores do mercado financeiro. Casos se concretizem os planos de Williams, seria a primeira vez que algo assim ocorre na Fórmula 1, na tentativa de “assegurar a estabilidade e atrair os melhores parceiros”, como explicou o mandatário.

CONFIRA COMUNICADO E MATÉRIA AQUI 

Marcadores: , ,

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

GP Cidade de São Paulo: F-3 Brazil Open dá início aos primeiros treinos e ao GP

Foto: Divulgação


O torneio veranista de Fórmula 3, o Brazil Open, deu a largada nesta quinta-feira (20/01) para o cronograma do VI GP Cidade de São Paulo - que faz parte das comemorações pelos 457 anos da metrópole. Integrando as principais equipes da F-3 Sul-americana e pilotos que atuam no Brasil e na Europa, o primeiro dia da programação em Interlagos teve duas sessões de 45 minutos e nem uma gota de chuva por todo o período.

Pela parte da manhã, com temperatura amena, o paulista Fabiano Machado conseguiu o melhor tempo do dia, cravando sua melhor volta em 1m31s026. Na parte da tarde, o campeão sul-americano da categoria em 2010, Yann Cunha, foi quem liderou a sessão marcando 1m31s540 - iniciando sua despedida da equipe Bassan Motorsport, de onde parte para a F-3 Inglesa.

Quando o assunto é divisão B, a disputa é entre o piloto recém-saído do kart, Bruno Bonifácio e o condutor da F-2000 norte-americana, Raphael Abbate. Hoje, cada um liderou uma sessão de treinos.

"Na classe A nós temos pilotos com boa experiência de Fórmula 3, tanto no Campeonato Sul-Americano, quanto nas competições da Europa. Acho que a disputa vai ser muito equilibrada e decidida nos detalhes", aponta Augusto Cesário, chefe de equipe da Cesário Fórmula, multi-campeã da F-3 Sudam.

Amanhã (20/01), o F-3 Brazil Open volta à pista para as primeiras decisões do fim de semana. A partir das 10h30 é disputado o treino classificatório para as duas primeiras corridas. Às 14h45, alinham na reta principal para a largada da primeira prova.

Serão quatro corridas da F-3 entre esta sexta-feira e o próximo domingo. As duas primeiras servem como classificatórias para definir o grid de laragada da corrida três, a partir de um sistema de pontos. Esta também tem como função determinar a ordem de partida da finalíssima, a partir de seu resultado. A definição do título acontece no domingo, quando o vencedor da quarta prova será consagrado campeão.

Confira como terminaram os treinos desta quinta-feira em Interlagos:

1º treino livre
1) Fabiano Machado, 1:31.026
2) Yann Cunha, 1:31.173
3) Lucas Foresti, 1:31.393
4) Victor Guerin, 1:31.591
5) Bruno Boni (L), 1:32.434
6) Pipo Derani, 1:32.447
7) Raphael Abbate (L), 1:32.626
8) João Jardim, 1:32.793
9) Lu Boesel, 1:32.986
10) Guilherme Silva, 1:33.686

2º treino livre
1) Yann Cunha, 1:31.540
2) Lucas Foresti, 1:31.829
3) Victor Guerin, 1:32.061
4) Lu Boesel, 1:32.171
5) Raphael Abbate (L), 1:32.198
6) Guilherme Silva, 1:32.280
7) Pipo Derani, 1:32.304
8) Fabiano Machado, 1:32.392
9) Bruno Boni (L), 1:32.466
10) João Jardim, 1:33.536

Marcadores: ,

Fórmula 1:Novos pneus Pirelli prometem trazer emoções

Para atrair público e cativar os espectadores, a FIA tem focado o regulamento da F-1 em inovações e restrições que permitam corridas emocionantes e disputadas. Para 2011, serão diversas mudanças, destacando-se a asa traseira móvel e o KERS. No entanto, algo que poucos esperavam ser decisivo (em termos de emoção) é a entrada da Pirelli como fornecedora oficial dos pneus

LEIA AQUI

Marcadores: ,

Fórmula 1: Hamilton estreia novo carro da McLaren em Jerez

A McLaren confirmou que o piloto Lewis Hamilton será o primeiro a guiar o MP4-26, que fará o seu shakedown em Jerez, na segunda parada do calendário da pré-temporada (10/02). Nos testes de Valencia, que abrem a época, a escuderia de Woking usará um modelo híbrido do MP4-25, usado em 2010 - que contará com algumas atualizações do novo projeto da equipe.

Foto: McLaren


Para os primeiros testes no Circuito Ricardo Tormo, que terão início no dia 1º de fevereiro, Hamilton dividirá a pilotagem do híbrido com Jenson Button e Gary Paffet.

Cronograma Mclaren

Valencia
01/02 - Gary Paffett
02/02 - Lewis Hamilton
03/02 - Jenson Button

Jerez (estreia do MP4-26)
10/02 - Lewis Hamilton
11/02 - Jenson Button
12/02 - Lewis Hamilton
13/02 - Jenson Button

Barcelona
18-19/02 - Jenson Button
20-21/02 - Lewis Hamilton

Sakhir
03/03 - Jenson Button
04/03 - Lewis Hamilton
05/03 - Jenson Button
06/03 - Lewis Hamilton

Marcadores: , , , , ,

Fórmula 1: Luiz Razia segue buscando vaga na F-1 em 2011

O brasileiro Luiz Razia ainda busca uma vaga nas corridas em 2011. Segundo o piloto, em entrevista ao GPUpdate.net, ele está em contato com vários times - após rescindir com a Marussia Virgin, à qual ele prestou serviços de piloto de testes em 2010.

Foto: Luizrazia.com


Juntamente como piloto reserva da Virgin, Razia, de 21 anos, passou a temporada de 2010 na GP2, conseguindo uma volta mais rápida pela equipe Rapax, após ter desfrutado de sua primeira vitória em 2009.

"Estamos conversando com várias equipes e à procura de patrocinadores para 2011, no que diz respeito a estar na F1, bem como fazendo parte de uma equipa de GP2", explicou Razia ao GPUpdate.net.

"No momento não temos nada concluído, mas, sim, ainda estamos em contato com todas as equipes que estão interessadas em nossos serviços. "

Após uma temporada difínil na GP2 em 2010, com 28 pontos, o piloto brasileiro ainda conseguiu ficar à frente de Jerôme D'Ambrosio (19 pts.), contratado pela Marussia Virgin como segundo piloto em 2011.

Marcadores: , ,

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Lucas di Grassi segue focado em conseguir vaga na F-1

Foto: Getty Images


Após ser substituído por Jerôme D'Ambrosio na Marrussia Virgin, brasileiro Lucas di Grassi continua buscando uma vaga na Fórmula 1 em 2011, ainda que como piloto reserva. Pelo menos é o que informou a assessoria de imprensa do piloto, que não divulgou muitos detalhes.

"Não podemos revelar muitos detalhes das negociações, nem mesmo citar qualquer equipe; até porque isso pode atrapalhar o Lucas. Mas o foco agora é permanecer na F-1.", disse Cleber Bernuci, assessor de imprensa, por telefone.

Quando perguntado sobre a possibilidade de alguma conversa com equipes de outras categorias, como o DTM, Bernuci foi categórico: "Não, só Fórmula 1, mesmo".

Já o piloto, apontou a falta de patrocínio como um dos principais motivos para sua saída do grid, em entrevista à Radio Jovem Pan, neste sábado (15/01).

“É uma pena que a F1 esteja se submetendo à venda de lugares no grid. O D’Ambrosio chegou com um patrocínio importante, o qual eu não consegui arrumar no Brasil, e conseguiu pegar a vaga”, criticou. “Se fosse uma decisão puramente técnica, eu iria continuar com a vaga, mas esse peso financeiro acabou falando mais alto. Era uma das únicas opções que eu tinha no grid, principalmente sem patrocínio”.

"Melhor tentar voltar [à F1] em uma posição mais intermediária, onde eu posso brigar por pontos, brigar por posições, e não ficar andando lá atrás do grid”, encerrou di Grassi, indicando que negocia alguma oportunidade como piloto reserva.


Em dezembro, por telefone, Bernuci disse que "é quase certeza que o Lucas continue na F1 em 2011, seja como titular no grid ou como reserva".



As únicas equipes que mantém assento aberto na categoria são Hispania, que pretende vender sua vaga e Force India, que está prestes a anunciar a sua dupla - formada por Adrian Sutil e Paul di resta.

Marcadores: ,

Fórmula Indy: Castroneves se reúne com prefeito Kassab e apresenta proposta para melhorias no Anhembi

O piloto brasileiro Helio Castroneves, da Penske, se reuniu com Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo, para apresentar uma proposta de melhorias a serem feitas no circuito de rua do Anhembi, na capital paulista - que recebe uma prova da Fórmula Indy no dia 1º de Maio.

Foto: Twitter/Helio Castroneves.


A principal queixa dos pilotos em 2010 foi a má qualidade das zebras de concreto, que prejudicavam o desempenho dos carros, por serem muito altas - e além disso havia o risco de acidentes, pois os carros "pulavam" muito ao passar.

Castroneves propôs um novo tipo de zebra, feita de plástico. O novo equipamento permitirá uma redução dos "saltos" e ainda poderá ser reutilizado.

"O prefeito Gilberto Kassab sempre se mostrou muito aberto para sugestões e desde os nossos primeiros contatos tem revelado o seu firme propósito de fazer da corrida aqui em São Paulo sempre melhor a cada ano. Essa postura me motivou a apresentar essa sugestão e fiquei muito contente com a receptividade do prefeito e de sua equipe", declarou o piloto.

Pouco a pouco o circuito vai melhorar, com uma correção dos problemas de 2010.

Marcadores: , ,

GP Cidade de São Paulo acontece nesse fim de semana em Interlagos

Foto: Gabriel Chioatto/ ParnaíbaWEB   
Como parte das comemorações do aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo, os paulistanos já têm programação garantida para o fim de semana (20-23/01): é o GP Cidade de São Paulo, que reúne fãs de automobilismo e pilotos de todo o Brasil em um evento automobilístico que abre a temporada do esporte a motor no país. As festividades reúnem três categorias distintas - Clássicos, Fórmula 3 e Turismo. E o melhor de tudo é que o público pode acompanhar todas as atividades de perto e de graça!

LEIA MAIS AQUI 

Marcadores: ,

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Lotus Renault anuncia Fairuz Fauzy como piloto reserva para 2011

Foto: PlanetF1.com



A Lotus Renault GP anunciou nessa terça (18/01) que Fairuz Fauzy integrará a equipe como piloto reserva, na temporada de 2011.

O malaio de 28 anos, se junta à equipe com uma rica experiência, incluindo incluindo quilometragem em testes com carros de F-1, durante algumas sessões de treinos livres em 2010, pilotando o carro da Team Lotus de Tony Fernandes. Ele também correu regularmente na GP2 Series, A1GP e na F-Renault, onde terminou como vice-campeão em 2009.

Além disso, o piloto de 28 anos continuará correndo na GP2 - pela equipe Supernova, que levará o patrocínio da Proton - principal acionista da Lotus Cars.


"Eu quero agradecer a Lotus Renault GP por me dar esta oportunidade. É uma verdadeira honra ser parte de uma equipa de topo que tenha atingido tanto no esporte e é algo que qualquer piloto sonha. É emocionante porque se sente especialmente da nova parceria com a Lotus e estou muito orgulhoso de estar aqui no início de uma nova era para a equipe. É também uma grande oportunidade para eu melhorar como piloto e aprender o máximo que posso sobre a Fórmula 1.", comentou Fauzy.

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Williams confirma lançamento do FW33 em Valencia, mas com pintura provisória



A equipe Williams confirmou na manhã desta terça (18/01) que o seu novo modelo, que disputará a temporada de 2011, será lançado no dia 1º de fevereiro, no início dos testes de Valencia. No entanto, a pintura a ser utilizada não será a oficial. A escuderia informou que fará um anúncio para o lançamento oficial com a nova pintura.

Rubens Barrichello estreará o modelo, guiando durante toda a terça-feira (01/02) e metade do dia seguinte, com Pastor Maldonado a assumir o volante na segunda parte da sessão de quarta-feira (02/02).

Marcadores: ,

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GT Brasil: Novos carros, pistas e categoria prometem agitar categoria em 2011

Outro texto que eu publiquei no Podium GP foi esse, desta vez sobre as novidades do GT Brasil

Para o espectador que já gostou e se apaixonou pela categoria em 2010, a nova temporada que se avizinha promete ser melhor ainda, com direito a novos carros, novas pistas e até uma nova divisão – o Mercedes-Benz Grand Challenge...

LEIA AQUI

Marcadores: ,

Fórmula 1: Pilotos pagantes, a F1 e o Capitalismo

Eis aqui uma breve análise que escrevi para o Podium GP:

Nas últimas décadas, sempre foi muito importante a formação de bons pilotos nas categorias consideradas “de base” da Fórmula 1, possibilitando consolidar a divisão não só como a mais avançada em termos de tecnologia, desempenho e desenvolvimento – mas também como a “Meca” do talento automobilístico...

LEIA AQUI

Marcadores: ,

Podium GP está no ar! Vamos discutir automobilismo!

É isso, amigos, um novo site de automobilismo está no ar; um site diferente, que não apenas informa, mas discute, opina, diverte...

Eu estou nesse barco e publicarei na área de atualidades da F-1.

Vamos chegar ao topo! http://www.podiumgp.com.br

Marcadores:

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fórmula Indy: A prévia do iG/Grande Prêmio para a temporada de 2011

Um ótimo vídeo publicado agora à tarde pelo Grande Prêmio, resumindo as principais novidades da F-Indy em 2011.

Marcadores:

sábado, 15 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Williams confirma acordo com petrolífera venezuelana PDVSA

A equipe Williams anunciou nesta sexta (14/01) que o acordo de patrocínio com a petrolífera estatal venezuelana, a PDVSA, foi confirmado ao longo do dia com o presidente Hugo Chávez. O contrato faz parte da negociação que envolve a contratação de Pastor Maldonado.

Hugo Chávez foi o responsável por anunciar o acordo, durante uma demonstração feita pela Williams em solo venezuelano, com Pastor Maldonado a pilotar o FW32 pelas ruas de Caracas.

Foto: AFP            
Como visto na foto, a PDVSA estampará a sua logomarca na pintura do novo carro, que estará praticamente sem parceiros comerciais com exceção da estatal.

Além disso, a marca será exibida nos macacões de Barrichello e Maldonado.

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Williams leva venezuelanos à loucura em apresentação

A Williams levou 20.000 venezuelanos à loucura hoje (14/01) com o herói local, Pastor Maldonado, a guiar o FW32 pelas ruas de Caracas em um circuito improvisado ao redor do monumento Los Proceres. A apresentação serviu como um prelúdio da temporada de 2011 da F1, na qual Maldonado participará com a equipe Williams.

LEIA AQUI 

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ERRATA: Federação de Automobilismo de São Paulo confirma realização dos 1000 Km de Interlagos

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente pelo ParnaíbaWEB e pelo S do Senna nesta sexta-feira (14/01), a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), responsável pela organização do GP Cidade de São Paulo, confirmou que a prova de endurance 1.000 Km de Interlagos será, de fato, realizada no próximo fim de semana. A informação contradiz o que foi noticiado ainda na parte da tarde por representantes da Federação, que informaram por telefone o cancelamento do Endurance.

Simplesmente noticiei o que era certo. Não havia especulação nenhuma na notícia; era confirmado pela FASP. Quer saber? Eu liguei lá várias vezes e estava frequentemente ocupado. Eis que atende uma moça chamada Paula e confirma os boatos.

Marcadores:

Fórmula Renault: André Negrão é anunciado na Draco Racing e será companheiro de Stephane Richelmi

Foto: Revista Racing


A equipe Draco Racing anunciou que o monegasco Stephane Richelmi será acompanhado pelo brasileiro André Negrão na Fórmula Renault 3,5 na próxima temporada da World Series.

A dupla começara a trabalhar junta em uma sessão de testes no circuito espanhol Aragón Motorland, entre 8 e 9 de março.

"O objetivo final de Draco sempre foi desenvolver jovens pilotos dentro e fora de pistas de corrida para formar grandes campeões", comenta Nadia Morini, diretor da equipe.

"Nossa escolha dos pilotos para 2011 é baseada em nossa filosofia de desenvolver os pilotos ao invés de assinar com nomes consolidados. Nossa dupla de 2011 é formada por nomes verdadeiramente jovens, e devo dizer que não foi fácil assinar com Richelmi e Negrão, também porque havia dois outros recém-chegados em nossa lista. Depois de alguma reflexão profunda, fizemos a nossa escolha e tenho certeza que tomamos a decisão certa.", encerrou.

A Draco foi campeã da categoria na temporada de 2009.

--

Informação do GPUpdate

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Mercedes descarta apresentação formal e lança novo carro no início dos testes em Valencia

Foto: Mercedes GP


A Mercedes anunciou nesta sexta (14/02) que o seu novo carro será apresentado no início dos testes a serem realizados em Valencia, que começam no dia 01/02. Com o anúncio, fica descartada a realização de uma cerimônia formal para lançar o novo modelo, ao contrário de Ferrari e McLaren.

Pilotado por Michael Schumacher e Nico Rosberg, o W02 é uma das incógnitas do campeonato de 2011, um dos carros sobre os quais se tem pouquíssima informção, no entanto há uma aposta que a Mercedes possa surpreender nessa temporada - que se inicia em março, no Bahrein.

Marcadores: ,