This Page

has been moved to new address

Fórmula 1: Quem é Paul di Resta?

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

S do Senna

Automobilismo e Jornalismo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fórmula 1: Quem é Paul di Resta?

Foto: Force India/Sutton Images


2011 marca a estréia de Paul na Fórmula 1 após um ano de forte desempenho nos treinos de sexta-feira como piloto reserva da Force India na temporada passada. O jovem escocês se juntou à equipe após um teste impressionante em finais de 2009 e participou de oito sessões de treinos livres para alcançar a necessária velocidade e familiaridade com os desafios da F1, seus circuitos e atmosfera. Esta experiência inestimável será agora objeto de uma utilização plena, quando ele fará sua estréia nas corridas.

Nascido na Escócia em 1986, com pais de ascendência italiana, Paul faz parte de uma das famílias ligadas ao automobilismo mais famosas da Grã-Bretanha, com o tricampeão da Indy, Dario Franchitti e o veterano Marino Franchitti como primos. Paul, no entanto, tem uma estrela em seu próprio direito, tendo garantido vitórias em todas as séries que ele tem disputou desde sua estréia monopostos em 2003. Em 2010 ele conquistou seu último título internacional, a prestigiada DTM.

Paul começou sua carreira com apenas oito anos em corridas de kart. O forte desempenho o levou a uma mudança para os monolugares do Reino Unido na série de Inverno da Fórmula Renault em 2002 e para uma o campeonato inteiro em 2003. Paulo permaneceu na série para a temporada 2004, com quatro vitórias levando a terceira posição no campeonato. O sucesso trouxe-o à atenção de um público internacional e ganhou o tão cobiçado prêmio de piloto jovem do ano da McLaren-Autosport no final daquele ano, que lhe deu a primeira oportunidade de sentar em um carro de F1, trilhando o caminho previamente estabelecido por outros pilotos, incluindo o seu primo Dario e o compatriota David Coulthard.

O prêmio também pavimentou o caminho para a F3 Euroseries em 2005, na qual ele terminou em 10 º em sua primeira temporada. No ano seguinte, entretanto, Paul facilitou seu caminho para os título da Euroseries, com cinco vitórias e mais quatro pódios, batendo o atual campeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel.

A vitória chamou a atenção dos chefes da Mercedes e, em 2007, Paul fez a mudança para o certame das corridas de carros de turismo e do campeonato DTM. Em um carro de dois anos de idade, ele terminou no pódio por quatro vezes e terminou em quinto lugar geral na classificação final.

Um campeonato forte de cinco segundos lugares e uma vitória o colocou no vice-campeonato em 2008 - um resultado notável em seu segundo ano de corridas de carros de turismo. Em 2009, Paul ficou com a Mercedes para garantir mais uma vitória e em terceiro no campeonato antes de finalmente levantar o troféu máximo em 2010, após uma batalha ao longo desta temporada.

Em 2010, ele combinou a sua luta pelo título do DTM com a F1, na qual ele participava de todos os fins de semana com a Force India, participando de treinos livres. Seu potencial foi claro e Paul assinou como piloto de corridas para 2011.



Currículo

Data de Nascimento: 16 de Abril de 1986 (24)
Local de Nascimento: Uphall, West Lothian, Reino Unido
Residência: Monte Carlo, Monaco
Altura: 1.85m
Peso: 78 kg
Estado civil: Solteiro



1994 – 2001:
Kart
1999:
Vice-campeão europeu de Kart
2001:
Campeão britânico de Kart
2002:
Formula Renault Britânica de inverno
2003:
Fórmula Renault Britânica, sétimo colocado, uma vitória mais um pódio
2004:
Fórmula Renault Britânica, terceiro, quatro vitórias mais quatro pódios
5º colocado no Bahrain F3-Superprix
McLaren Autosport BRDC Piloto Jovem do Ano
2005:
Formula 3 Euroseries, décimo, um pódio
2006:
Campeão da Formula 3 Euroseries
Vitória na BP Ultimate Masters em Zandvoort
Vitória na Marlboro Masters Formula 3 em Zandvoort
2007:
DTM (Mercedes), quinto, quatro pódios

2008:
Vice-campeão do DTM (Protótipo Mercedes C Klasse)
2009:
DTM (Protótipo Mercedes C Klasse), terceiro, uma vitória mais dois pódios
2010:
Campeão do DTM (Protótipo Mercedes C Klasse),
Fórmula 1, piloto de testes, Force India (oito sessões de treinos livres)


Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial