This Page

has been moved to new address

S do Senna

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

S do Senna

Automobilismo e Jornalismo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Indy: Tony Kanaan perde vaga na De Ferran Dragon

Durou pouco tempo a felicidade de Tony Kanaan, que foi anunciado no dia 20 de Dezembro do ano passado para ocupar um assento nas corridas da Indy pela De Ferran Dragon. Após ter sido dispensado pela Andretti por não ter patrocínio suficiente, o baiano passou pelo sufoco de ficar fora da categoria em 2011, até ser anunciado pela equipe de Gil de Ferran. No entanto, o brasileiro não conseguirá correr; e pelo mesmo motivo que o levou a sair da Andretti.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedido de desculpas

Olá, caros amigos do blog/quase site S do Senna!

Pedimos desculpas pela recente falta de atualizações; mas a nossa redação-de-um-homem-só tem estado um tanto quanto vazia, devido às várias obrigações estudantis de nossa editoria.

É realmente bastante difícil encontrar tempo para estudar e manter um conteúdo de qualidade em um blog. Eu poderia facilmente colocar aqui os textos prontos das assessorias de imprensa, mas isso seria desonesto com o leitor fiel do S do Senna. 

Gostaria de pedir encarecidamente que ainda mantenham a visitação neste portal, afinal ainda somos uma boa fonte de notícias para outras categorias além da F-1, o apaixonado por automobilismo ainda encontra algo de novo por aqui. Não quero ficar "na mesma", copiar dos sites estrangeiros. A minha luta aqui é para atrair o público para as categorias  ditas "marginais": GT1, GT Brasil, WTCC... 

Vamos continuar tentando atualizar isso aqui.

Atenciosamente,

André Rinaldi - Editor

sábado, 19 de fevereiro de 2011

GT Brasil: Criada comissão para tratar de assuntos técnicos e desportivos

Em seu segundo ano de vida, o GT Brasil já trará mudanças significativas para a temporada de 2011. Além de novos carros, novas pistas e novidades no regulamento, a categoria contará com um conselho especial, chamado de Comissão GT para tratar de assuntos técnicos e desportivos que estará à disposição de equipes e pilotos. Serão três profissionais que contam com larga experiência em diferentes áreas ligadas ao automobilismo que analisarão os temas citados.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores:

Fórmula 1: Barrichello fala em dia muito produtivo, com uso do KERS

Após a ventilação pelos grandes veículos de imprensa do Brasil e do mundo de uma notícia que daria conta de que a Williams continuava com problemas no KERS (Sistema de Recuperação da Energia Cinética), que teria ficado desligado nos testes de Barcelona deste sábado (19/02), Rubens Barrichello falou com a imprensa e declarou que fez uso do aparato por cerca de 75% do tempo.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

Fórmula 1: Testes Barcelona, Dia 2, tarde: Vettel lidera; Alguersuari surpreende com segundo posto

O segundo dia de testes coletivos no circuito de Montmeló terminou da mesma maneira como começou e Vettel continuou com a liderança alcançada na manhã deste sábado (19/02). No entanto, algumas diferenças em relação à tabela de tempos matinal ficaram bastante ressaltadas na segunda parte do dia, com a presença de Alguersuari na segunda posição com a Toro Rosso.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: ,

GT Brasil: Valdeno Brito e Matheus Stumpf continuam com BMG Racing em 2011

2010 marcou uma temporada de muito equilíbrio no GT Brasil. E em um campeonato que estava fadado ao triunfo da Lamborghini sobre os rivais, vistos os resultados das corridas iniciais, dois ótimos pilotos viraram o jogo. A bordo do subestimado Ford GT, Matheus Stumpf e Valdeno Brito marcharam rumo ao título a partir da quinta corrida, no Autódromo de Interlagos (São Paulo). E foi no penúltimo fim de semana do ano que a dupla da BMG racing alcançou a glória, em Pinhais (Paraná).

Matheus Stumpf (esq.), Antonio Hermann (centro) e Valdeno Brito (dir.) | Foto: Fernanda Freixosa


Depois de uma época que consolidou a dupla de pilotos mais regular do automobilismo brasileiro, não haveria motivos para a BMG trocar os condutores. E não há; a escuderia confirmou ambos para pilotar por mais um ano o Ford GT nº 7.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Testes Barcelona, Dia 2, manhã: Vettel lidera; Barrichello em segundo

Sebastian Vettel voltou a andar bem com o RB7 da Red Bull e marcou o melhor tempo da manhã do segundo dia de testes coletivos no circuito de Barcelona (Espanha) neste sábado (19/02). Ontem (18/02), o alemão já havia liderado.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Lotus Renault confirma Nick Heidfeld para substituir Robert Kubica

A Lotus Renault acabou de enviar uma nota à imprensa que confirma a contratação do alemão Nick Heidfeld para substituir Robert Kubica, que se acidentou em um rali na Itália e deve ficar afastado durante a temporada inteira de 2011. No último sábado (12/02), a escuderia testou o teutônico, que conseguiu o tempo mais rápido do dia, naquela oportunidade.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Williams admite pneus supermacios e pouco combustível em volta de Barrichello

Rubens Barrichello foi o piloto que marcou o tempo mais rápido da semana de testes coletivos no circuito de Jerez (Espanha), que terminou no último domingo (13/02). Após uma semana problemática, a Williams deu a volta por cima e forneceu um bom carro ao brasileiro, que superou Michael Schumacher (Mercedes) em meio segundo, para tomar o primeiro lugar da tabela.

Foto: Williams/LAT


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 4: Tempo da manhã garante a Barrichello liderança do domingo e da semana

Rubens Barrichello permaneceu com o tempo mais rápido da semana de testes coletivos no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Após a pausa para o almoço, ninguém conseguiu superar o crono do brasileiro, alcançado na manhã deste domingo (13/02). Kamui Kobayashi (Sauber) permaneceu com a segunda posição, e Fernando Alonso (Ferrari) continuou em terceiro.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: ,

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 4: Barrichello faz, de manhã, o melhor tempo da semana

Para quem pensava que a Williams não tinha nada a oferecer na temporada de 2011, Rubens Barrichello voou com o bólido da escuderia inglesa, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera e marcou o melhor tempo da manhã do quarto dia de testes coletivos no autódromo andaluz, neste domingo (13/02). Com a marca de 1:19.832, o brasileiro também alcançou o crono mais rápido da semana, que até então era de Michael Schumacher, da Mercedes.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Boullier revela avaliação "muito positiva" de Heidfeld, praticamente contratado

Foto: Daylife


Nick Heidfeld já deve ter emprego na F-1. Mesmo que temporário. Após o fim do terceiro dia de testes coletivos em Jerez, neste sábado (12/02),  Eric Boullier, chefe de equipe da Lotus Renault, disse que a avaliação feita com o piloto foi bem sucedida, indicando que o alemão deve ser, realmente, o substituto de Robert Kubica na escuderia sediada em Enstone. Nick fez 86 voltas com o R31 e alcançou o crono mais rápido do dia.
VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 3: Pela tarde, Heidfeld leva Lotus Renault ao topo

Nick Heidfeld começou bem como piloto da Lotus Renault. Na tarde deste sábado (12/02) em Jerez de La Frontera, o alemão marcou o melhor tempo do dia com o bólido da escuderia inglesa; o que pode lhe garantir uma vaga como piloto titular para substituir Kubica, que está se recuperando do acidente sofrido no rali. No entanto, há que se destacar que o carro estava, provavelmente, ajustado para obter voltas rápidas.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 3: Pela manhã, Alonso coloca Ferrari na ponta

Fernando Alonso voltou ao comando da Ferrari F150th Italia pela primeira vez após os testes coletivos de Valencia. Foi na manhã deste sábado (12/02), quando o espanhol conseguiu o melhor tempo no circuito de Jerez (Espanha), que alberga os treinos da categoria.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 2: Schumacher termina com melhor tempo

Michael Schumacher ganhou uma injeção de ânimo para disputar a temporada de 2011 da Fórmula 1. O alemão da Mercedes alcançou o melhor tempo do segundo dia dos testes coletivos em Jerez (Espanha), nesta sexta-feira (11/02). Felipe Massa, que foi o mais rápido ontem (10/02), concluiu com a segunda colocação com 116 voltas percorridas, no total. Apenas Schumy e Massa conseguiram virar abaixo da casa de um minuto e vinte segundos.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 1: Massa encerra dia na ponta com tempo da manhã

Felipe Massa terminou as atividades do primeiro dia de testes coletivos em Jerez do mesmíssimo jeito que iniciou: na liderança, inclusive com o tempo marcado no período da manhã. Após ficar com o melhor tempo na primeira parte do dia, o brasileiro seguiu o programa de testes da Ferrari, mas não conseguiu melhorar o seu melhor tempo registrado antes do almoço, o que também não foi necessário. Sergio Pérez, com a Sauber também continuou com a mesma segunda posição.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1, Testes Jerez, dia 1: Pela manhã, Massa lidera "trio Ferrari"

Após enfrentar problemas nos testes coletivos da F-1 de Valencia (Espanha), o brasileiro Felipe Massa deu a volta por cima e fechou a manhã do primeiro dia de treinos em Jerez de la Frontera (Espanha) com o melhor tempo. Com a sua Ferrari F150th Italia, o piloto marcou o crono de 1min20s709. Sergio Pérez, de Sauber, foi o segundo melhor, com o surpreendente Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a terminar na terceira posição. Os três carros usam motores da Ferrari.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Senna e Heidfeld têm a oportunidade de testar pela Lotus Renault em Jerez

Apontados como prováveis substitutos de Robert Kubica, que se acidentou no rali Ronde di Andora (Itália), Bruno Senna e Nick Heidfeld terão a oportunidade de testar o R31 da Lotus Renault, nos testes coletivos da próxima semana, que acontecem no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Vitantonio Liuzzi, que figurava na lista dos substitutos em potencial, nem sequer foi citado pela equipe inglesa.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

FIA GT1: Makowieki completa quarteto de pilotos da Marc VDS em 2011

Foto: FIA GT1


Após a confirmação de Maxime Martin, Bas Leinders e Marc Hennerici como pilotos na Marc VDS, foi a vez de Frederic Makowiecki ser anunciado, completando o time que compete em 2011 no FIA GT1. Ao lado de Maxime, Makowiecki pilotará o Ford GT nº.41 enquanto Leinders e Hennerici se encarregarão do outro modelo de nº. 40.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

FIA GT1: Bert Longin em defesa do meio ambiente em 2011

A nova tendência do mundo contemporâneo é a criação de projetos que se preocupem com a questão ambiental. A Mobil, por exemplo, mistura cerca de 5% de biocombustível ao tanque dos motores Mercedes, na F-1. Inspirado em um futuro mais "verde", o belga Bert Longin, piloto da Triple H (Maserati) no Mundial FIA GT1, criou um programa de reflorestamento baseado em sua carreira nas pistas. Com o nome "Three for Tree" (Três para árvore), o projeto prevê que uma árvore seja plantada a cada três voltas que o piloto der em um carro de corridas durante o ano de 2011.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mundial FIA GT1 - Drops

Bem, ficamos um tempo sem postar sobre o GT1, por isso vamos fazer um resumo rápido do que tem acontecido no certame.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores:

Histórias de Luizinho contadas pelo Althoff

O Adalberto Althoff, um dos amigos deste blog, publicou sua homenagem ao Peroba no Podium GP.

Vale à pena conferir: http://podiumgp.com.br/2011/02/automobilismo-nacional-perde-pioneiro/

Marcadores:

Morre, em Atibaia, Luiz Pereira Bueno, derrotado pelo câncer aos 74 anos

Luiz Pereira Bueno (dir.)


Luiz Pereira Bueno, o Luizinho, o "Peroba".Um dos maiores ícones, se não o maior, das primeiras gerações do automobilismo brasileiro. Faleceu na manhã desta terça-feira (08/02) na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo.

Após o diagnóstico de um câncer no começo de 2010, a enfermidade de Luizinho culminou na morte do pioneiro, aos 74 anos de idade.

Bueno começou sua carreira com carros de turismo, sendo um dos principais nomes do esporte a motor brasileiro, que ainda engatinhava, na década de 60. Em 1967, conquistou as Mil Milhas. Depois, fundou a equipe Hollywood, que carregou o esporte nas costas, praticamente.

Nos anos 1970, a F-1 aterrissou no Brasil. Em 1972, foi feita uma etapa extra-oficial, que não contava pontos para o campeonato regular, e Luizinho teve a oportunidade de pilotar um carro de F-1 pela primeira vez, com a equipe March,  terminando a corrida com a sexta posição. No ano de 73, a corrida foi pra valer, e, mais uma vez Peroba participou, desta vez com a Surtees, encerrando a prova na 12ª colocação.

Marcadores: ,

Fórmula 1: Force India lança VJM04

Um bico alto e largo, aletas adjacentes à asa dianteira e um perfil muito mais de evolução em relação ao modelo antecessor. Essa é a tendência dos novos carros de 2011 da F-1 e a Force India seguiu o "padrão", no novo VJM04, revelado pela internet nesta terça-feira (08/02).

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Kubica sofre grave acidente em rali na Itália

Robert Kubica, piloto da Lotus Renault na F-1, sofreu um acidente a bordo de um Skoda fabia na etapa de abertura do rali Ronde di Andora, na Itália, neste domingo (06/02). O carro ficou completamente destruído, e Kubica foi removido de helicóptero para o hospital Pietra Ligure. O navegador que estava junto de Robert no momento do acidente, Jakub Gerber, não se feriu e passa bem.

Foto: Grande Prêmio


O piloto perdeu o controle do carro e bateu na barreira de proteção. Segundo boletim enviado pela Lotus Renault, o polonês teve fraturas na mão, no braço e na perna direita. Não há risco de morte, e o piloto passa por cirurgia, no momento.

A qualquer instante, mais informações.

ATUALIZAÇÃO 14:43


Segundo o jornal italiano La Stampa, há risco de amputação da mão direita, onde ocorreram múltiplas fraturas.

ATUALIZAÇÃO 14:59


Os médicos já descartaram a possibilidade da retirada da mão de Kubica, mas ainda não há uma posição sobre a perda dos movimentos no membro ou não. A primeira fase da operação já foi concluída, sendo que há uma previsão para o término às 17h (de Brasília).

ATUALIZAÇÃO 15:05


Em uma entrevista coletiva com jornalistas, o empresário de Kubica disse que a primeira fase da cirurgia foi realizada com sucesso, e que o foco dos médicos, agora, é em manter os movimentos na mão direita.

"Os cirurgiões estão tentando restaurar a funcionalidade de sua mão. Eles estão pensando na função muscular, mas Robert é muito forte e vai sair dessa", declarou.


ATUALIZAÇÃO 15:14


Segundo testemunhas, foi preciso mais de uma hora para retirar o piloto de dentro de seu Skoda totalmente destruído.


Por causa da gravidade do acidente, Robert deve perder parte da temporada de 2011 da F-1, que se inicia em março,  podendo ser substituído pelo brasileiro Bruno Senna, reserva imediato da equipe.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Williams confirma venda de ações na Bolsa de Frankfurt

Foto: Glenn Dunbar/LAT


A Williams confirmou a possibilidade anunciada por Frank Williams em janeiro e comunicou nesta sexta-feira (04/02) que realizará uma oferta de ações na Bolsa de Frankfurt. Segundo o setor financeiro da corporação (Williams Grand Prix Holdings PLC), o banco suíço Bevellue AG será o único coordenador global do projeto.

Pelo que foi anunciado, até 27,39 % dos papéis existentes poderão ser colocados à venda pelo valor de 0,05 libra estrelina cada. O montante de ações é, segundo a Williams, de 2.739.383, podendo haver um segundo lote com mais 300.000.

O período de reservas está previsto para começar em 09 de fevereiro de 2011 e está programado para terminar por volta do 28 de fevereiro. O primeiro dia de negociação no segmento de Padrão de Entrada da Bolsa de Frankfurt, deve ocorrer em 02 de março. A faixa de preço de reserva e de venda deverão ser publicados ou em torno do dia 9 e 28 de deste mês, respectivamente. 

Mesmo com a oferta, Frank Williams continuará como acionista majoritário e dono da equipe.

Juntamente com o anúncio, a Williams enviou uma nota legal informando que a venda não estará disponível para pessoas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.

Marcadores: , ,

GT Brasil: Depois da CBA, Pedro Queirolo confirma realização de etapa conjunta com a Indy

Foto: Fernanda Freixosa



Após o S do Senna ter apurado com suas fontes as informações divulgadas por Nei Tessari em seu blog Bobo da Corte a respeito da realização de uma etapa conjunta entre Fórmula Indy e GT Brasil, foi constatado que o boato era real. A confirmação veio com a divulgação do calendário oficial da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que aponta uma etapa a ser realizada pela categoria no circuito de rua de São Paulo no dia 1º de Maio - a mesma data do SP Indy 300. Pedro Queirolo, piloto da GT3,  também confirmou em seu blog, nesta segunda (01/02) que o certame fará uma corrida de abertura para a Fórmula Indy, como o S do Senna antecipou.

Leia o comunicado de Queirolo na íntegra:


Grande notícia! Hoje foi confirmada a presença dos “carros dos sonhos” na abertura da ITAIPAVA INDY 300, que será realizada no dia 1 de maio no Sambódromo do anhembi em São Paulo. Essa será a segunda etapa do campeonato de 2011, que está previsto para iniciar suas atividades nos dias 9 e 10 de abril em Interlagos. A expectativa é grande, pois pela primeira vez os pilotos do ITAIPAVA GT BRASIL vão disputar o lugar mais alto do pódio em um circuito de rua.
Um prêmio para nós pilotos e amantes do automobilismo! Além dos bólidos da INDY o público poderá apreciar o ronco dos motores e a beleza da maior categoria de Grand Turismo do país. No grid de largada já estão confirmadas oito grifes de supercarros: Corvette, Lamborghini, Dodge Viper, Ferrari, Ford GT, Porsche, Ginetta e Maserati. Disponível em http://www.pedroqueirolo.com/confirmado-itaipava-gt-brasil-vai-abrir-itaipava-indy-300/


Pedro Queirolo | Foto: Fernanda Freixosa

Marcadores: , ,

Fórmula 1: McLaren apresenta MP4-26 em Berlim com muitas novidades

Foto: McLaren


Até hoje, a McLaren era a única equipe grande que não havia apresentado o novo modelo com o qual disputará o Mundial de 2011. Nesta sexta-feira (04/02), a equipe tratou de fazê-lo em praça pública, na cidade de Berlim (Alemanha). Assim como alguns outros carros já apresentados, o carro traz inovações que saltam aos olhos à primeira vista, como as entradas de ar laterais, que foram completamente remodeladas e apresentam, agora, um formato de "L", além de um novíssimo duto de ar colocado na tampa do motor, perto do santantônio.

VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Kubica fecha treinos e Valencia com melhor tempo

A Lotus Renault terminou os treinos coletivos de pré-temporada de Valencia (Espanha) em grande estilo. Guiando o novo R31, o polonês Robert Kubica encerrou os ensaios na primeira posição, na tarde desta quinta-feira (03/02). Com o crono de 1min13s144, o piloto ficou 0s054 à frente de Adrian Sutil, que liderou o treino da manhã, com o modelo de 2010 da Force India.

Foto: Divulgação



VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: ,

Fórmula 1: Com modelo de 2010, Sutil domina manhã do terceiro dia de testes em Valencia

O alemão Adrian Sutil, com o modelo de 2010 da Force India, marcou o melhor tempo na manhã desta quinta (03/02) no circuito Ricardo Tormo, em Valencia, onde ocorrem os testes coletivos de pré-temporada da F-1. Jenson Button, também com a versão do ano passado de sua McLaren, conseguiu a segunda posição à frente de Michael Schumacher, que conseguiu a melhor posição da Mercedes em três dias, alcançando o terceiro posto.

Carro de Massa pegou fogo | Foto: Mark Thompson/Getty


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Alonso é o mais rápido no treino da tarde do segundo dia em Valencia

Após chegar à primeira posição no primeiro treino coletivo da Fórmula 1 no ano, realizado na manhã de ontem (01/02), no circuito Ricardo Tormo em Valencia, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) se viu dominado pelo jovem Sebastian Vettel no treino da tarde da terça-feira (01/02) e no da manhã de hoje (02/02). No entanto, Alonso alcançou a melhor marca do dia , nesta quarta-feira (02/02) ao liderar com folga o treino realizado à tarde, que não contou com a participação de Vettel, substituído por Mark Webber, no comando do RB7.

A melhor marca de Vettel, conseguida na parte da manhã, foi superada em 0s3 por Alonso, à tarde.

Os destaques do treino realizado depois do almoço, foram as estreias de Sergio Perez (Sauber) e Pastor Maldonado (Williams) na temporada de 2011.

Quem também impressionou foi Narain Karthikeyan, com a fraca Hispania, que conseguiu o sexto tempo. Porém, o resultado é contestável, já que não é possível saber a quantidade de combustível que os outros carros usaram.

Confira a classificação desta quarta-feira (por melhor tempo registrado no DIA):

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min13s307 (108 voltas)
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s307 (43)
3º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s537 (111)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s046 (83)
5º. Robert Kubica (POL/Lotus Renault), a 1s105 (104)
6º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 1s165 (80)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s338 (69)
8º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin), a 2s101 (34)
9º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 2s716 (50)
10º. Sergio Perez (MEX/Sauber), a 2s891 (42)
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 2s952 (29)
12º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 3s052 (46)
13º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 3s167 (17)
14º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 4s058 (17)
15º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 7s342 (15)

Marcadores: ,

Fórmula 1: Entrevista com Rubens Barrichello

Foto: Glenn Dunbar/LAT


Após estrear o FW33, o novo modelo da Williams, Rubens Barrichello cedeu uma enrevista aos jornalistas e comentou os principais tópicos do momento, tais quais os pneus Pirelli, as primeiras impressões com o carro e o ingresso de Pastor Maldonado na equipe.

Como foi seu primeiro dia no FW33? 
RB: Nós aprendemos muito. É um carro muito diferente do FW32 e precisa de configuração e compreensão diferentes. O equilíbrio do carro estava difícil, mas é sempre difícil conseguir um carro confortável com aquela [grande] quantidade de combustível. Eu só tenho de trabalhar com ele e ver o que nós recebemos de volta. Infelizmente, perdemos um pouco de tempo devido a um problema com o KERS, mas continuamos saindo para a pista para conseguir quilometragem. Foi tudo positivo, o único inconveniente do dia é que o número de botões no volante pode tirar o foco da pilotagem.

Você acha que com mais botões no volante fará corrida mais perigosa, especialmente em circuitos como Cingapura? 
RB: Eu não acho que é um perigo, mas eu acho que é uma preocupação. Em termos de execução, os controles adicionais são obviamente necessários, mas as equipes têm volantes diferentes, para que os condutores possam assim serem capazes de chegar a alguns botões mais fácil do que outros. O problema é que você está tendo seu olho fora da pista. Não existe uma única reta na qual eu não aperto um botão e troco de marcha. No meu papel na Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA), vamos continuar falando sobre isso, mas acho que a FIA vai deixar-nos um pouco mais de prática. Eu acho que os comentários severos virão agora, mas diminuirão quando as pessoas se acostumarem às novas coisas.

Como é que os novos pneus Pirelli se comportam? 
RB: Eu trabalhei com o pneu médio por boa parte do tempo, ontem. Eles parecem muito duros, o que está nos fazendo derrapar demais, mas o composto macio parece ser bom.

Atual campeão da GP2, Pastor Maldonado entra para o time nesta temporada, como é a sensação de ter outro piloto novato como companheiro de equipe? 
RB: Se eu precisasse de mais experiência, então talvez seria um problema, mas agora eu tenho 19 anos de experiência na Fórmula Um, por isso é bom ter alguém que vai me pressionar, em termos de velocidade. Eu acho que de tudo o que temos visto, ele é bom o suficiente.

Esta época do ano passado Williams estava se concentrando em uma nova parceria com a Cosworth. Agora, a parceria é estabelecida, você acha que a equipe foi capaz de se concentrar mais no carro? 
RB: Desde que me juntei à equipe no ano passado, a estrutura melhorou significativamente. Eles parecem ter feito um grande trabalho este ano, o carro é bonito e a traseira é fantástica.

Como a equipe se envolveu ao em torno de você desde que você entrou? 
RB: A Williams tem me ouvido todo o tempo e eu estou me sentindo bem com eles. Agora só temos de provar que este é um bom carro, bom o suficiente para trazer a todos nós deveríamos ter.

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Vettel mantém liderança sobre Alonso nos treinos da manhã do segundo dia em Valencia

Foto: Mark Thompson/Getty


Sebastian Vettel foi o mais rápido nos testes coletivos da F-1 pela segunda vez consecutiva. Desta vez, nos treinos matinais do segundo dia em Valencia (02/02), o teutônico superou Fernando Alonso por quase meio segundo. Vettel ficou com a marca de 1min13s614 contra 1min14s111 de Alonso.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fórmula 1: Confira Galeria de Fotos com o melhor do primeiro dia de testes em Valencia

Mais uma galeria especial preparada pelo S do Senna com fotos em altíssima definição para que os amantes do automobilismo possam apreciar as imagens do primeiro dia de testes da F-1.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: ,

Fórmula 1: Vettel lidera primeiro dia de testes em Valencia

Foto: Mark Thompson/ Getty Images
Sebastian Vettel colocou a Red Bull mais uma vez no primeiro lugar, desta vez no primeiro dia de testes coletivos no circuito de Valencia, que marcou o início das atividadades da Fórmula 1 em 2011 nesta terça-feira (01/02). Com o novo modelo RB7, o alemão foi 0s169 mais rápido que Nico Hulkenberg, reserva da Force India, que pilotou o modelo VJM03 de 2010 da equipe. Gary Paffet, terceiro piloto da McLaren, foi o terceiro, também com o modelo do ano passado.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,

Fórmula 1: Confira galeria de fotos com todos os lançamentos de hoje

O S do Senna preparou uma galeria de fotos especial com as melhores imagens dos lançamentos de hoje (01/02). Inclui RB7, W02, STR6 e FW33.

Clique aqui e confira as fotos de ontem (31/01).

Clique para ver em tela cheia; as fotos estão altíssima definição.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , , ,

Fórmula 1: Red Bull revela novo RB7 com conceito inovador de asa traseira

RB7 | Foto: Red Bull
Antes de apresentar a todos o seu novo modelo, no Circuito Ricardo Tormo, em Valencia, a Red Bull divulgou imagens de seu novo carro, o RB7, pelo seu site oficial, nesta terça-feira (01/02). Com um design agressivo, o carro chama atenção logo à primeira vista, mostrando alguns conceitos novos, em relação ao RB6, como a asa traseira, que foi totalmente remodelada.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Mercedes apresenta W02 com visual evoluído e bico inovador

Foto: Twitter/Adam Cooper


Além da Red Bull, quem também lançou seu novo modelo na manhã de hoje (01/02) em Valencia, foi a Mercedes. Após a prévia lançada pela equipe em seu site oficial no domingo (30/01), o W02 finalmente foi revelado e logo ao primeiro olhar já apresenta linhas arrojadas e uma evolução do W01, seu antecessor.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Com pintura interina, Williams desvela FW33

A Williams já revelou como será o seu novo modelo. Pelo seu site oficial, a escuderia soltou imagens de computador do novo FW33, que será pilotado por Rubens Barrichello e Pastor Maldonado em 2011.

Foto: Williams


Mesmo com uma pintura não-oficial, já é possível perceber as novidades que a equipe trouxe para 2011, no que diz respeito ao desenho dos bólidos. Apesar de seguir a tendência bico alto, o modelo de bico usado pela Williams é também mais curto e termina antes da asa dianteira.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Toro Rosso apresenta STR6 com bico mais baixo e perfil conservador

A Toro Rosso apresentou nesta terça-feira (01/02) o STR6, o novo modelo com o qual disputará a temporada de 2011 da Fórmula 1. Ao contrário de sua equipe irmã, a Red Bull, a escuderia italiana preferiu manter o perfil geral do STR5 e tomou uma postura um pouco mais conservadora.

Foto: Twitter


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , ,

Fórmula 1: Confira as fotos do Shakedown do novo modelo Sauber, o C30

Enquanto muitos pilotos não vêm a hora de poder colocar seus novos carros em ação, apenas a Ferrari e a Sauber fizeram a estreia de seus carros até agora. Após o shakedown da Ferrari na sexta-feita (28/01) em Fiorano, foi a vez da Sauber colocar o seu novo C30 em ação, no circuito Ricardo Tormo em Valencia (Espanha), com Kamui Kobayashi ao volante.


VEJA NOTÍCIA COMPLETA>>

Marcadores: , , ,