This Page

has been moved to new address

S do Senna

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

S do Senna

Automobilismo e Jornalismo

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

E são só vinte pontos...

Santana de Parnaíba

A sexta-feira de treinos livres no circuito de SPA-Francorchamps foi típica: chuva e sol.

Alonsinho liderou as duas sessões do dia; Sutil surpreendeu com a Force India, e a McLaren ficou ali próxima. Massinha foi quinto na segunda parte do dia; não está ruim, mas está longe de ser bom.

Apesar da boa fase, eu não botava muita fé nos vermelhos. Pois é, mas o espanhol Alonso vem forte e com o sangue quente. A Ferrari tem todos os motivos para seguir acreditando no título, já que são só vinte pontos de Alonso para o líder, Mark Webber.


Paul Gilham/Getty

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Barrichello, 300

Santana de Parnaíba (o lucro é da indústria de velas para bolos que aceitou a encomenda da Williams)

Gente, o Rubens Barrichello está alcançando a marca histórica de 300 GPs na F-1, neste fim de semana do GP da Bélgica. Nos meus 16 anos de idade, tenho o Rubinho na memória pelo menos desde os quatro. E ainda há aí alguém que fale mal do Rubens, que diz que ele é "pé de chinelo"... Pobres coitados, esses.

A carreira do Barrichello é uma das mais belas da história do automobilismo: Campeão de tudo antes de chegar à F1, começou na Jordan, em 1993 - onde também conquistou os seus primeiros pontos, o primeiro pódio e a primeira pole.

Nos treinos livres do GP de San Marino de 1994 o brasileiro sofreu um grave acidente que o levou à UTI. Exemplo de superação, Rubinho recuperou-se e voltou a correr. Pode-se notar que o seu desempenho sofreu uma relativa piora em relação aos resultados de antes do acidente. Alguns mais experientes apontam esse episódio como um fator que pode ter freado um pouco o desenvolvimento de Rubinho como piloto.

Em 1997 assinou pela Stewart, escuderia na qual construiu uma bonita história: três pódios, uma pole e uma semi-vitória em Interlagos (1999), após abandonar a corrida na liderança.

E não digamos que a sua passagem pela Ferrari (2000-2004) foi ruim: nove vitórias e dois vice-campeonatos. Azar o dele de estar sempre à sombra de Schumacher, o preferido da equipe.

De 2005 a 2008 Barrichello guiou pela Honda; passagem apagada. Um pódio heroico em Silverstone, com o pior carro do grid (2008).

Em 2009, muitos davam como certa a aposentadoria de Rubens. Mais uma vez o brasileiro deu a volta por cima e conseguiu um lugar nas corridas. E que lugar: o melhor carro da temporada com a Brawn GP; duas vitórias e um terceiro lugar no campeonato de pilotos. Nada mal para um aposentado, hein?

Correndo pela Williams em 2010, Barrichello tem demonstrado que ainda tem muita "lenha para queimar", conseguindo alguns bons resultados, com um carro apenas mediano.

Marcadores: ,

Corra antes que o Autódromo feche!

Santana de Parnaíba - (e eu vou estar fazendo prova)

Neste fim de semana tem automobilismo. Entre uns leitores, haverá um espertinho que pense "Duh! GP da Bélgica de F1". Pois é, espertinho, então fique sabendo que o automobilismo neste fim de semana está bem mais próximo da sua casa do que o Circuito de SPA (Bélgica). Tem Porsche GT3 Cup em Interlagos!

E para aqueles que não são tão endinheirados ou que não gostam da Stock (que correrá em São Paulo no outro fim de semana), será a última chance de apreciar uma corrida no circuito de Interlagos, já que este será fechado para as reformas requeridas pela FIA para o Grande Prêmio do Brasil de F1, que acontece em novembro.

Os ingressos para a turma da arquibancada custam míseros R$ 10,00

A corrida será no domingo, pelo que eu entendi da Press Release incompleta da organização.

Marcadores: ,

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Assim não pode! Assim não dá!

Santana de Parnaíba - (parece obra pública no Brasil)

Que beleza! Há dois meses da largada para o GP da Coreia do Sul de Fórmula 1, olha como é que está o autódromo:



Marcadores: , ,

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Evolução dos jogos virtuais

Santana de Parnaíba

Enquanto a F-1 evoluiu brutalmente, em matéria de tecnologia, nas últimas décadas; vários outros setores acompanharam o passo da principal categoria do automobilismo. Veja como a F-1 mudou (nos videogames):

Enduro - Atari (Activision 1983)
F1 Sensation - NES "Nintendinho" (Konami 1993)
F-1 Pole Position - Super Nintendo (Ubisoft 1993)
Formula 1 1997 - Playstation (Bizarre Creations 1997)
F1 2006 - Playstation 2 (Sony 2007)
F1 Championship Edition - Playstation 3 (Sony 2007)
F1 2010 - XBOX 360/Playstation 3 (Codemasters 2010)
"Trabalho em progresso, carros de 2009 apenas para promoção"
Lançamento em 09/2010

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A melhor do Brasil

Santana de Parnaíba - (não tem pra ninguém)


Por muito tempo, e talvez por influência da Rede Globo, eu acreditava que a Stock Car era a melhor categoria do automobilismo brasileiro. E pensei que ninguém fosse tascar esse posto dela. Nossa! Como eu me enganei!

No entanto, outras categorias recebiam destaque pelos outros canais de televisão, como a F-Truck (Bandeirantes). Apesar de toda a propaganda e dos autódromos lotados, não me encantei pelos caminhões. Nos meus tempos de moleque, além da F-1, eu assisti muito a Copa Clio, que passava na Rede Vida . Que saudades de assistir automobilismo na Rede Vida...

Bem, há alguns (2000 e poucos) surgiram a GT3 Cup e o Trofeo Maserati; mas como eu só tinha TV aberta, assistia só aos compactos que passavam no Auto Esporte (Globo). Até que começou a passar na Record News; encantei-me. Uma pena, pararam de transmitir.

Então, já em 2009, eu comecei a trabalhar com jornalismo esportivo e o meu foco se voltou totalmente para o Parnaíba WEB, onde eu cobri a temporada de F-1.

Agora em 2010, a GT3 Cup e o Trofeo Maserati viraram Itaipava GT Brasil; e o investimento da cervejaria não poderia dar mais certo. A categoria é um show, e ganhou mais destaque no cenário nacional graças à RedeTV! que transmite as corridas aos domingos.

E eu, depois de apanhar (e aprender) bastante no jornalismo, resolvi aventurar-me nas coberturas "in loco". A assessoria da GT Brasil me abriu a porta e eu entrei.  E devo dizer que é realmente "Um Show de Gran Turismo"! Eu não disse que tinha me engando? A Itaipava GT Brasil é a melhor categoria do automobilismo nacional, melhor que a Stock.

Marcadores: , ,

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lendária...

Santana de Parnaíba - (deveriam usar na F-1)

Vídeo da Honda Racing Team (que virou Brawn, e depois Mercedes). Jenson Button pilota um Honda Civic Type R, em 2008. Mas o interessante não é o carro, mas sim a pista - é o anel Norte do Circuito de Nurburgring (Alemanha), traçado que abrigou a F-1 nos anos 60-70, mas depois não foi mais utilizado, assim como a pista antiga de Interlagos, para agradar ao "Mr. Ecclestone". Cada volta, com carros de alto nível dura mais ou menos 8 minutos.

Marcadores: , , , , ,

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desperdício de talento

Santana de Parnaíba - (poverino)


Nick Heidfeld foi liberado de seu contrato de piloto reserva com a Mercedes GP, para tornar-se o novo piloto de testes da Pirelli, que será a fornecedora de pneus da F-1 em 2011. O anúncio veio nesta terça (17/08), mas tudo já estava mais ou menos certo faz tempo.

Como eu escrevi em uma coluna na pré-temporada, a contratação de Michael Schumacher foi um tiro no pé dado pela Mercedes. Os resultados não aparecem, o nome do veterano está manchado e o pobre Nick Heidfeld ficou sem o seu lugar nas corridas.

Se os chefões da escuderia alemã tivessem economizado um pouco de dinheiro, colocando o Heidfeld para correr, poderiam até ter um excedente no orçamento, acelerando o desenvolvimento dos bólidos prateados. O Nick tem quase uma década de experiência na F-1, sempre mostrou ser competente com alguns carros bons, estava em plena atividade quando contratado e quando podia finalmente retomar a sua fase de bons resultados, um tal de Michael Schumacher (que não corria a três anos) foi chamado pelo "titio Ross" para correr. Pobre Nick Heidfeld...

Nick tem 12 pódios na carreira, 219 pontos, 1 pole position e 2 voltas mais rápidas. Pilotou pela Prost, Sauber, Jordan, Williams e BMW-Sauber, de 2000 a 2009.

Agora ele vai guiar um Toyota TF109, o carro que a montadora utilizou na temporada 2009 e que será usado nos testes da Pirelli.

Marcadores: , , , , ,

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

De Carona (SPA Francorchamps)

Santana de Parnaíba (eu quero um!)

Muito legal o vídeo de uma volta na câmera onboard em SPA Francorchamps (Bélgica). O meu carro favorito está em ação: Lotus Elise. O piloto também não está nada mal, mantém um bom traçado.

Melhor circuito do planeta.

Marcadores: , , ,

domingo, 15 de agosto de 2010

Guilherme Silva e Vinícius Perdigão garantem vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras

A antepenúltima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras foi disputada neste fim de semana no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Foram vinte participantes em busca dos dois lugares disponíveis na final - marcada para novembro, em Itu (SP). O vencedor da prova, Guilherme Salas, travou um grande duelo pela primeira posição com Guilherme Silva. Mas, tão importante quanto a briga pela vitória, era saber quais pilotos ficariam com as duas vagas para a final.

Leia mais aqui.

Marcadores: , , ,

Marmelada!!

Santana de Parnaíba

Essa aí foi de doer, mais uma papagaiada que a Rede Globo inventou com um carro de Stock. Passou hoje cedo (15/08) no Esporte Espetacular.

Indescritível, só assistindo:

Marcadores: , ,

sábado, 14 de agosto de 2010

Máquina do Tempo

Santana de Parnaíba - (Alguém aí tem uma máquina do tempo?)

Eu nem era vivo, mas era sensacional. GP do Brasil de 1980, volta completa na pista antiga de Interlagos.

Marcadores: , , , ,

Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto: Um show para o público!

Santana de Parnaíba

Neste fim de semana está tendo Campeonato Paulista de Velocidade, em Interlagos. É muito tristever as arquibancadas vazias em um evento que é simplesmente um show para o público.

Marcas e Pilotos (a principal categoria) é de arrepiar: 45 carros no grid, os caras batem pra caramba, ultrapassam, fazem barulho e arrancam sorrisos de quem assiste. Sensacional.

Também tem outras categorias legais, como a Stock Paulista (opalão, bolha e motores V6), Stock Jr. (Bolha), Históricos V8, Classic cup (quem diz que Fusca não presta, precisa ver essa), Clássicos de Competição (Pumas, Mavecos e outros) e Força Livre (às vezes aparece uma Ferrari).

Amanhã (15/08) tem Marcas, Clássicos e Stock's.

Talvez por ser inexperiente, achei uma bosta ir lá para trabalhar: não tem Sala de Imprensa.


Marcadores: , ,

Precisando de um revisor?

Santana de Parnaíba (depois dizem que eu sou chato...)

A imagem abaixo é um print screen do site da Stock Car. Posso não ser uma excelência em gramática, não obstante acredito que Ayrton Senna era homem. Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas esta crase está sobrando.



Clique na imagem para ampliar

Marcadores: , , ,

Tampa o nariz e enfia a cabeça



Santana de Parnaíba - (quanta sujeira!)

As fotos acima são de capacetes para Kart. Me lembram da vez em que eu fui correr no KartIn do Jaguaré. De prima, não tive muita coragem de colocar a minha cabeça naquele capacete que me deram de aluguel... Porra! Que troço fedido! Os caras não lavam aquilo? Mas aí a vontade de correr era tanta que eu tapei o nariz e meti a cabeça. Mas corri de viseira aberta; caso contrário, não haveria xampu que chegasse. 

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"E vamos lá outra vez"

Santana de Parnaíba

Cruzem os dedos, pessoal! Eu fiz mais um blog... espero que esse dê certo!

Vamos lá, ao menos o título é criativo. Passem de vez em quando por aqui, tentarei deixar sempre um post fresquinho para os fãs do desporto a motor e leitores ávidos.

Para quem não me conhece ainda, eu comecei a trabalhar com jornalismo esportivo em 2009, e usei a Fórmula 1 e um blog como portas de entrada. Desde então, minha carreira decolou e não quer parar de subir; trabalho para um site aqui de Santana de Parnaíba e estou muito feliz no Parnaíba WEB (http://www.parnaibaweb.com.br/). De vez em quando dou uma passada por Interlagos e faço uma cobertura 'in loco'.

Sou completamente louco por esportes, sobretudo esportes a motor. Se não tiver motor tudo bem; desde que seja corrida, vale até esquilo disputando curva.

Além disso, gosto de futebol: torço pela Internazionale (Itália). Mas aí fala o brasileiro: "Pô, mano, tá brincando? Brasileiro e torce por time italiano?"

Você tem razão, e para todos os efeitos, sou palmeirense.

Fiquem ligados,
André

Marcadores: , , ,