This Page

has been moved to new address

S do Senna

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

S do Senna

Automobilismo e Jornalismo

domingo, 26 de setembro de 2010

Sangue fervente

Alonso ganhou em Cingapura. Se ontem eu disse que o ele tinha sangue quente, hoje seu sangue ferveu. Correu demais: administrou a vantagem quando tinha um carro superior e soube se defender quando já não era o melhor na pista.


Vettel também fez ótima corrida, sem erros. De bom tamanho o seu segundo lugar.

Rindo à toa está o Webber: após levar um toque de Hamilton, em uma tentativa de ultrapassagem do inglês, viu a suspensão traseira esquerda de seu rival quebrar fazendo o mesmo abandonar a prova.

Button fez uma corrida correta e terminou em quarto.

Barrichello merece destaque, ao levar sua Williams a um sexto lugar.

Massa ficou em nono, mas seria décimo caso não fosse dada punição a Hukenberg por uma ultrapassagem ilegal.

Marcadores: ,

sábado, 25 de setembro de 2010

Dividi o pote com o Luciano Burti


"A-Há"! Por fim acertei um palpite! Alonso pole position em Cingapura!

Todo mundo foi de Vettel, na transmissão da Globo, menos o Luciano Burti que apostou no azarão espanhol de sangue quente. Eu também fui de Alonso.

E falando em Vettel, coitado do menino! Errou (novidade?) na sua volta decisiva e deixou a pole para o espanhol da Ferrari.

A McLaren ocupará a segunda fila, com Button em terceio e Hamilton em quarto.

Discreto ao longo no fim de semana, Webber largará em quinto; à frente de Barrichello.

Felipe Massa (precisando de mais um banho de sal grosso) ficou em último após abandonar a sessão com problemas em seu carro.

Do resto, nada mais merece destaque.

Marcadores: , ,

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Gives you wings (2)

Santana de Parnaíba


Não foi só o Vettel que voou hoje (24/09), em Cingapura. Não é mesmo, Sutil?


Foto: Getty Images

Marcadores: , , ,

Gives you wings (1)

Santana de Parnaíba


Sebastian Vettel (Red Bull) foi o mais rápido nos treinos livres de hoje (24/09) para o GP de Cingapura de F-1. Mark Webber, comoanheiro de Vettel foi o segundo na tabela de classificação a vistosos seis décimos de segundo atrás do líder.

Jenson Button (McLaren) foi o terceiro à dianteira de Alonso (Ferrari) que foi o quarto. Ambos bem longe da Red Bull.

Rubens Barrichello (Williams), com o novo (e último) pacote de atualizações de seu carro foi o sexto.

Felipe Massa teve os seus brilharecos durante a sessão, mas terminou em sétimo.

Globoesporte.com

Marcadores: ,

Danem-se o nome e a logomarca! São somente uns malaios excêntricos...

Santana de Parnaíba


A 1Malaysia F1 Team conseguiu: comprou o nome e a logomarca da histórica escuderia Lotus. A partir de 2011 os malaios (que já haviam conseguido os direitos sobre o nome Lotus Racing) colocarão na pista os carros do Team Lotus - o mesmo NOME original histórico da escuderia de Colin Chapman. A logomarca do Team Lotus também será usada.


Que coisa ridícula! Não tem Lotus nenhuma nisso aí! São um bando de malaios com complexo de excentricidade.


Apesar de ser o Heikki Kovalainen da "Lotus Pirata" que está pilotando, o vídeo abaixo mostra, pelo menos, o carro da verdadeira Team Lotus:


Marcadores: ,

Estou de volta

Santana de Parnaíba

Bem, recuperei-me da doença. Volto a postar a partir de hoje.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Posição política

Santana de Parnaíba (vou fugir um pouco do assunto)

Este é o vídeo que não precisa de legenda alguma. Aqui expresso a minha posição política.



PS.: Desculpem a minha ausência; estou doente.

Marcadores: , ,

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nothing new, but he's spoken to us!

Santana de Parnaíba

Econômico nas palavras, Sam Michael respondeu às minhas perguntas. Seriam respostas-bomba, caso eu as houvesse conseguido há duas semanas. Nenhum problema, mais uma entrevista para mim e para o Parnaíba WEB.

São apenas quatro perguntas para os caríssimos leitores. Dá para fazer uma análise do restinho da atual temporada e um prospecto para o ano que vem.

Barrichello nunca foi tão elogiado como tem sido neste ano.

Para ler a entrevista CLIQUE AQUI.

Marcadores: , , ,

Legal, Nick.

Nick Heidfeld está regressando às corridas de F-1.

A Sauber anunciou nesta terça-feira (14/09) a dispensa de Pedro De La Rosa e a contratação de Nick Heidfeld para as restantes cinco corridas do campeonato de 2010 da Fórmula 1. O comunicado vem algumas semanas depois da equipe confirmar a renovação de contrato com Kamui Kobayashi.

Esta será a terceira passagem de Heidfeld pela equipe suíça.

"Foi uma decisão difícil para tomar como chefe de equipe e quero agradecer ao Pedro pelo seu profissionalismo. Ao assinar com Nick, sabemos que temos um piloto que vai nos ajudar ainda mais a avaliar o potencial do nosso carro", explicou Peter Sauber, chefe da escuderia.

“Para mim, é como voltar para casa, já que corri por sete anos no total pelo time de Hinwil. Sem dúvida, imediatamente me sentirei em casa e isso deve ajudar a me familiarizar o mais rápido possível com o carro. Quero agradecer a Peter Sauber pela fé que ele depositou em mim”, declarou Heidfeld.

Marcadores: , ,

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ganhou a melhor dupla, não o melhor carro.

Santana de Parnaíba

A dupla Valdeno Brito/Matheus Stumpf está arrebentando na GT Brasil. Venceu as duas últimas corridas disputadas no Velopark (RS) e está muito próxima do título. E tudo isso sem o melhor carro: um modesto (perto da Lamborghini) Ford GT.

Bem, eu não acreditava nessa dupla.

Lá em maio, eu fui fazer a etapa de Interlagos "in loco" e naquele sábado quem venceu foi o Stumpf. Logo depois da coletiva (que eu perdi) eu encontrei o Matheus atrás dos boxes, qundo ele dava uma entrevista. Peguei o gancho e entrevistei-o também; afinal é feio sair de um evento sem aspa alguma.

E ele me dizia, na entrevista, que a chance de seu Ford vencer as corridas era nas duplas, pois eles tinham uma dupla muito forte, regular. Eu não coloquei fé. Pobre de mim: de lá pra cá, os rapazes tomaram a liderança e agora a têm com folga.

Para quem quiser ver a matéria, o texto está no Parnaíba WEB (http://www.parnaibaweb.com.br/). Seu autor é Cadu Tupy, da assessoria de imprensa (muito bem feita, por sinal) da própria GT Brasil.

Marcadores: , , , ,

domingo, 12 de setembro de 2010

Festa vermelha

Santana de Parnaíba


A Ferrari ganhou o GP da Itália. Para qualquer ferrarista essa frase é mais profunda que qualquer verso dos de Camões ou dos de Petrarca. E Fernando Alonso proporcionou essa emoção aos italianos neste domingo (12/09). E o espanhol está agora mais próximo do lider e novamente na briga pelo campeonato.

Lewis Hamilton deu azar e quebrou a suspensão na primeira volta, após bater em Massa. Com isso, perdeu a liderança do campeonato para o Webber, que foi o sexto.

O Button quase acabou com a festa italiana, liderando bo parte da corrida. Mas um trabalho de pit stop perfeito dos mecânicos da Ferrari garantiu a vitória de Alonso.

Massinha foi bem: terceiro posto.

Veja a matéria no Parnaíba WEB.

Marcadores: , , , ,

sábado, 11 de setembro de 2010

Sapato, óculos escuros e um carro esportivo

Santana de Parnaíba

Como muitos sabem, Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1 na McLaren, que usava motores Honda. Na Honda, o brasileiro colaborou significativamente no desenvolvimento do NSX, um esportivo de muito sucesso da montadora.

O vídeo abaixo é realmente um achado: Senna, com roupa de uso normal, monta no seu NSX e faz um teste pelo lendário circuito de Suzuka. No final, ele dá uma entrevista, contando suas impressões ao dirigir a máquina.

Marcadores: , , , ,

Quebrou minhas pernas...

Santana de Parnaíba



Ferrari
Fernandinho Alonso conquistou a pole position para o GP da Itália. Como diria Cléber Machado, "Se eu tivesse apostado todo o meu dinheiro eu teria perdido". Nossa! como eu estava confiante no Vettel hoje, quando ele foi apenas o sexto!

Para piorar a minha situação, o Webber foi o quarto - na frente do Hamilton, o quinto. Agora ele pode, acima de tudo, quebrar as minha pernas na aposta para o campeão. O australiano tem a possibilidade de ampliar ainda mais a vantagem.

Mas Monza é Monza, vejamos amanhã a corrida, para ver o que acontece.



Veja a matéria AQUI.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os primeiros 25 anos da M3

Vídeo da BMW que eu recebi  pela assessoria de imprensa. São 25 anos de BMW M3.


Marcadores: ,

(Meu) Favorito

Santana de Parnaíba

Sebastian Vettel (Red Bull) foi o mais rápido nos treinos livres desta sexta (10/09) para o GP da Itália. Acabou por contrariar o favoritismo da McLaren, ou da Ferrari. Não contrariou o meu; o menino vai ganhar na Itália e vai ser campeão.

AFP

Marcadores: , , , ,

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mais do mesmo

Santana de Parnaíba

Ontem (08/09), a FIA informou que nenhuma das equipes que pleieavam a 13ª vaga no mundial de 2011 foi aceita. Segundo a Federação, nenhuma das equipes tinha os requisitos necessários para preencher a vaga.

E a Hispania tem, né?

Marcadores: , ,

No Deodoro

Santana de Parnaíba (lindo furo)



Reprodução/Grande Prêmio

Parabéns ao Grande Prêmio e a Luana Marino pelo lindo furo de reportagem. Tiveram acesso ao projeto do novíssimo complexo automobilístico que será construído no Rio de Janeiro. O novo autódromo carioca, que será localizado na região de Deodoro (zona oeste do Rio), planeja puxar o tapete do velho Interlagos e levar a F-1 para os fluminenses. Jacarepaguá? Dançou, vai pro chão.

Como a cidade será sede de dois grandes eventos esportivos ainda nesta década (Copa e Olimpíada) este foco foi levemente transferido para o projeto do autódromo, que contará com um espaço poliesportivo.

Na pista, um desenho ousado: além de contar com um traçado oval, existe um circuito de 4.715,7 metros com 19 curvas. Copiando os rivais paulistas, também fizeram uma pista de kart, no projeto.

Eu, como bom paulista nascido na capital de meu estado tenho que dizer: Interlagos é melhor.

Marcadores: , ,

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dia do Cão

Santana de Parnaíba


Pessoal, vou deixar uma nota rápida aqui sobre os acontecimentos de hoje (08/07), devido à agenda apertada:


  •  A Ferrari foi inocentada pelo Conselho Mundial da FIA em julgamento referente ao jogo de equipe no GP da Alemanha. Confirmou-se o óbvio; não é Jean Todt?


       Os italianos usaram para defesa o argumento de o próprio Felipe Massa ter concordado em trocar as posições diante daquilo que foi conversado pelo rádio. "Isso cola?", você me pergunta. Bem, colou; deixaram só os US$ 100.000 como multa. Aliás, essa é a maior multa possível a ser dada pelos comissários após as corridas.


  • O Brasil voltará a encerrar a temporada da F-1, em 2011. No novo calendário foram anunciadas outras novidades, destacando-se a confirmação do GP da Índia.

Marcadores: , ,

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Williams leva asa traseira específica para Monza, diz Sam Michael.

Sam Michael, diretor técnico da Williams, admitiu nesta terça (07/09) - em um comunicado de imprensa - que a Williams levará para Monza uma asa traseira específica para o circuito italiano.

"Monza é o circuito que tem o mais baixo nível  de arrasto no calendário da F1, por isso os carros funcionam com níveis de eficiência aerodinâmica muito diferentes em comparação com os outros circuitos de alta pressão aerodinâmica. Isso requer uma asa traseira especial para esta corrida apenas.", explicou Michael.

Williams faz as malas (Glenn Dunbar/LAT Photo)

Marcadores: , ,

Será que vai pra frente?

Santana de Parnaíba

A Lotus vai ter motorização Renault no ano que vem. É o que diz a revista inglesa Autosport. Mas como fica a Cosworth? Ainda restam dois anos de contrato entre a escuderia e a atual fornecedora de motores (Cosworth).

"Nós temos um contrato com a Cosworth e não há mais comentários a se fazer sobre isso", afirmou Mike Gascoyne, diretor-técnico da Lotus.

A escuderia ainda procura um fornecedor para o sistema de transmissão, sendo que o atual é muito problemático. Teria sido esse o ensejo que estabeleceu a relação entre a equipe e a montadora francesa.

Há um contrato pronto para ser assinado entre Renault e o grupo que comanda a Lotus, afirma a Autosport.

Essa gente (dominante sobre a equipe Lotus) ficou tão rica com o estanho e a borracha que conseguiram comprar uma das marcas mais tradicionais e reconhecidas na história da F-1. O nome oficial mesmo é 1Malaysia Racing Team. Eu vi, antes de começar a temporada de 2010 no site deles (http://www.lotusracing.my/). Àquela época ainda davam o endereço malaio, que fora substituído pelo endereço da fábrica, no Reino Unido.

Bem, caso se confirme o acordo, só virão boas coisas à F1, aumentando a competitividade.

Pode agradecer a Deus, FIA: pelo menos uma de suas estreantes vai para frente, ao que parece.


Marcadores: , , , ,

Nem tudo está perdido (ainda)!

Santana de Parnaíba
O vídeo abaixo é de Karun Chandhok. Emprestado pela Hispania à RBR, o piloto indiano testou no circuito de Yeongam (Coreia do Sul), em um evento da escuderia austríaca.

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vitória brasileira em fim de semana de luto no Japão

Santana de Parnaíba

Enquanto os japoneses choravam a perda de Shoya Tomizawa em acidente na Moto2, o brasileiro Rafael Suzuki venceu suas primeiras corridas na F3 japonesa neste sábado e neste domingo passados, em Aida.

Marcadores: , , ,

Valeu, Hélio! Valeu, Tony! Valeu, Rubinho!

Santana de Parnaíba

Helinho Castroneves venceu no último sábado o GP de Kentucky na Formula Indy. Muito legal, apesar de um fim de semana negro para o esporte.

Mesmo com a vitória, o brasileiro sai praticamente da briga pelo título, bastando apenas que Will Power participe da corrida do Japão para sacar Hélio da disputa.

Atirar-me-ão pedras os fanáticos pela F1, mas na minha concepção, Castroneves é o melhor piloto brasileiro dos últimos dez anos, a despontar pelo cenário mundial. Tricampeão das 500 milhas de Indianápolis e quase campeão da IndyCar (Formula Indy). Junto ao Hélio, nessa lista de melhores brasileiros eu encaixo o Tony Kanaan, campeão da Indy em 2004 e recordista de voltas completadas e voltas na liderança da categoria.

Rubinho Barrichello? Pela competência e pelo talento eu o considero o melhor brasileiro desde Senna.












Marcadores: , , , ,

domingo, 5 de setembro de 2010

PAÍS AMALDIÇOADO

Santana de Parnaíba (È morto)

Desde que comecei a trabalhar no jornalismo esportivo, estou redigindo a segunda matéria de minha carreira que comunica a morte de um competidor em uma corrida. Primeiro foi com o menino Surtees, que corria de F-2; agora é Shoya Tomizawa quem falece. O aciente aconteceu na Moto2: após cair de sua moto, o japonês foi atropelado por duas vezes, uma vez por Alex de Angelis e outra por Scott Redding. Como diriam os meus avôs italianos: "È morto".

"È morto" no mesmo país em que despediu-se Ayrton Senna. Nos momentos de suas mortes, faziam o que mais amavam: corriam. Por que San Marino?

Nem é o mesmo circuito maldito de Imola (o acidente foi em Misano), mas acredito que deveriam proibir qualquer competição automobilística em San Marino. "Punto e basta".

Marcadores: , , , ,

Fim de Semana dos Milhonários

Santana de Parnaíba (compartilhem comigo)

Deus abriu seus cofres neste fim de semana: foram sete milhonários. Seis deles ganharam a bolada de 13 milhões de reais, dividindo o prêmio da Mega-Sena, que estava acumulado em 90 milhões.

Na Stock Car, Ricardo Maurício também levou um bom dinheirinho, neste domingo. O piloto venceu a corrida do milhão no Autódromo de Interlagos e levou o prêmio. Este último, por sua vez, foi até modesto, perto daquele que a Caixa pagou para os sortudos que acertaram a Sena.

O mais curioso da história é que a Caixa é a dona das Loterias e também a principal patrocinadora da Stock. 

Marcadores: , ,

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

E o Japão permanece

Santana de Parnaíba - (vai mudar a rotação da Terra, de tão importante)

E Sakon Yamamoto confirmou o que já parecia certo: o japonês continuará como titular da Hispania até o final da temporada. Ainda não deu certeza de quem será o seu companheiro; ao que parece o Senna fica. Yamamoto tem substituído o indiano Karun Chandhok desde o GP da Alemanha, o antepenúltimo.

Marcadores: ,

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ayrton Senna por Ayrton Senna

Santana de Parnaíba

Saiu o trailer do filme de Ayrton Senna. Trata-se de um documentário; melhor assim, não precisa de nenhum atorzinho (desculpem o diminutivo) para interpretar o grande ídolo do esporte brasileiro. Afinal, quem melhor para interpretar Senna do que ele mesmo?

O vídeo está em japonês. O filme deve sair em outubro, para os habitantes da terra do sol nascente, devendo aterrissar em solo tupiniquim em novembro.

Marcadores: , ,